R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 03/06/2010 às 16h26:

Universitários de Brasília são deputados por quatro dias

Estudantes participam de exercício de simulação do funcionamento da Câmara

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O estudante de Relações Internacionais André Dutra (PT-DF) foi eleito nesta quinta-feira (3) presidente da Câmara dos Deputados. O mandato, no entanto, será de apenas quatro dias, pois ele é um dos 82 estudantes universitários que participam, entre hoje e domingo (6), de um exercício de simulação do funcionamento da Câmara dos Deputados, organizado pela UnB (Universidade de Brasília).

Durante os quatro dias do laboratório, chamado de "Projeto Politéia", os estudantes ocupam as comissões, os plenários e os corredores da Câmara. Apresentam, discutem e votam projetos de lei exatamente como fazem os deputados. A diferença é que eles têm apenas quatro dias para aprovar projetos que, no futuro, devem tramitar na Casa.

No ano passado, por exemplo, os estudantes conseguiram aprovar a legalização do aborto e o casamento homossexual (união homoafetiva). Projetos que, segundo Juliana Pittaluga, aluna de Ciência Política e uma das organizadoras do evento, dificilmente seriam aprovados pelos deputados.



- Há muitos projetos bons que os estudantes trazem e conseguem aprovar nesses quatro dias, projetos que dificilmente seriam aprovados pelos deputados.

Nesta quinta-feira, primeiro dia do evento, os estudantes, que já foram organizados em partidos durante a inscrição, elegeram as cinco comissões da Casa, os líderes do partido, a mesa diretora e o presidente da Câmara.

André Dutra, que conseguiu uma improvável coligação do PT com o DEM, ganhou a presidência por uma diferença de dois votos da candidata do PMDB, Roberta Rios.

- Tive apoio da maioria dos partidos, inclusive de algumas pessoas do PMDB que não estavam de acordo com a candidatura do partido.

Até domingo, os projetos passarão pelas comissões e irão a plenário, onde serão votados. A expectativa é que dos 56 projetos que estão na pauta para apreciação, cerca de cinco sejam aprovados. É claro que a votação depende da articulação política e de acordos, que também fazem parte do exercício. 

Veja Relacionados:  câmara dos deputados
câmara dos deputados 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping