Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo presidente da AMB toma posse hoje

João Ricardo dos Santos Costa, do TJ do Rio Grande do Sul, substituirá Nelson Calandra

Brasil|Do R7

Zacarias Pagnanelli, João Ricardo dos Santos Costa, Luiz Claudio Costa e Alexandre de Abreu
Zacarias Pagnanelli, João Ricardo dos Santos Costa, Luiz Claudio Costa e Alexandre de Abreu Zacarias Pagnanelli, João Ricardo dos Santos Costa, Luiz Claudio Costa e Alexandre de Abreu

A nova diretoria da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) toma posse nesta terça-feira (17), em Brasília. O desafio de comandar a maior associação de juízes do mundo, com mais de 14 mil associados, caberá ao juiz João Ricardo dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que irá suceder o Desembargador Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

João Ricardo encabeçou a chapa Unidade e Valorização, eleita em 23 de novembro com 5.628 votos (59,35%), para compor os Conselhos Executivo e Fiscal da AMB nos próximos três anos. Aos 53 anos de idade, 23 dos quais dedicados à magistratura, o titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre venceu a disputa assumindo os compromissos de priorizar a defesa das prerrogativas da magistratura, a valorização da categoria, a modernização do Poder Judiciário e a ampliação do diálogo com a sociedade.

João Ricardo também defende a urgência de uma Lei Orgânica da Magistratura (Loman), para dar estabilidade à carreira. “A ausência de um estatuto moderno e democrático possibilita várias interpretações sobre diversos momentos da nossa carreira e tem causado severos prejuízos em todas as esferas de atuação da Justiça”, alerta o presidente eleito.

A cerimônia de posse, para mais de 600 convidados, contará com a apresentação da Banda Judges, formada por quatro Juízes do Rio Grande do Sul. A banda, bastante conhecida na magistratura, já se apresentou no Brasil inteiro e é sempre convidada a animar eventos do Judiciário. Especializada em cover de grandes nomes do rock and roll e do pop rock, a Judges tem um repertório que inclui Van Halen, U2, Rolling Stones, Barão Vermelho e Legião Urbana, entre outros grupos famosos no País e mundialmente.

Publicidade

Já está confirmada a presença de representantes de Associações Estaduais de Magistrados, além de autoridades dos tribunais estaduais e superiores. Entre elas, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski e Roberto Barroso; o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Felix Fischer; os ministros do STJ Sidnei Beneti, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Ricardo Vilas Bôas Cueva, Francisco Cândiro de Melo Falcão e Geraldo Og Nicéias Marques Fernando; a ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luciana Christina Guimarães Lóssio; as ministras do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Maria de Assis Calsing e Delaíde Arantes; e os ministros do STM (Superior Tribunal Militar) Cherubim Rosa Filho e Alvaro Luiz Pinto.

Nesta última semana, o juiz João Ricardo dos Santos Costa fez uma visita institucional à Record e gravou entrevista no Cartão de Vista (Record News), exibida em 15 de dezembro. O presidente da Rede Record, Luiz Claudio Costa, e o Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais, Zacarias Pagnanelli, o receberam.

Publicidade

Serviço:

Posse da nova diretoria da AMB

Publicidade

Data/hora: 17 de dezembro de 2013, 19h30

Local: Espaço de Eventos Porto Vittoria

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul. Trecho 2, Conjunto 19, Brasília-DF

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.