Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novos senadores tomam posse e se preparam para escolher presidente da Casa

Renan Calheiros e Luiz Henrique, ambos do PMDB, disputam o comando do Senado

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Senadores fazem juramento durante posse neste domingo (1)
Senadores fazem juramento durante posse neste domingo (1) Senadores fazem juramento durante posse neste domingo (1)

Com quase uma hora de atraso, os 27 senadores eleitos e reeleitos em outubro tomaram posse na tarde deste domingo (1º). Eles se juntarão aos 54 senadores que têm mais quatro anos de mandato, e juntos vão compor a 55ª legislatura do Senado Federal. 

O atual presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) presidiu os trabalhos. Os 27 eleitos juraram “guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Assim prometo”.

Calheiros parabenizou os parlamentares e encerrou a cerimônia de posse dizendo estar honrado por presidir a cerimônia de posse.

— Saibam que é uma grande honra ladeá-los nesse Senado Federal como colega de Casa Legislativa na construção de um Brasil mais justo. Sejam todos muito bem vindos. 

Publicidade

Presidência da Casa

Após a cerimônia os parlamentares vão escolher a Mesa Diretora da Casa, composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários. Os parlamentares que vão compor a mesa serão responsáveis por conduzir as atividades do Senado pelos próximos dois anos. A votação será secreta, por maioria simples, com a presença da maioria absoluta dos 81 senadores. Isso significa que o candidato que receber no mínimo 41 votos será o presidente. 

Publicidade

Até o momento os únicos nomes anunciados foram os dos peemedebistas Renan Calheiros, que tenta a reeleição, e Luiz Henrique (PMDB-SC). Calheiros é apoiado por 14 dos 19 senadores do PMDB. Três outros membros da bancada aderiram à candidatura de Luiz Henrique. 

Calheiros também conta com o apoio de aliados da presidente Dilma Rousseff. No entanto, antes da cerimônia de posse, o senador e ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que o governo vai aceitar a decisão dos senadores. 

Publicidade

— Nossa expectativa é que o presidente Renan possa se reeleger, mas respeitamos, admiramos, temos uma boa relação e um bom diálogo com o senador Luiz Henrique. 

O vice-líder da legenda no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a escolha do presidente será definida pela escolha pessoal de cada senador, e não por alianças políticas.

— O que vai prescindir o voto é muito mais as relações pessoais do que a disputa partidária. 

A sessão de votação será presidida pelo primeiro-vice-presidente, Jorge Viana (PT-AC).

Leia mais notícias de Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.