Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama comemora 1º Memorial Day sem grandes guerras em 14 anos

Brasil|

ARLINGTON, Estados Unidos (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou nesta segunda-feira o primeiro Memorial Day em 14 anos sem o país estar envolvido em uma grande guerra, durante uma cerimônia anual para relembrar militares norte-americanos mortos em combate.

Em comentários feitos no Cemitério Nacional de Arlington, perto da capital Washington, Obama homenageou soldados que serviram em conflitos como a Segunda Guerra Mundial, assim como nas mais recentes guerras do país, Iraque e Afeganistão. 

“Para muitos de nós, este Memorial Day é especialmente significativo. Ele é o primeiro desde o fim de nossa guerra no Afeganistão”, disse Obama. “Hoje é o primeiro Memorial Day em 14 anos no qual os EUA não estão envolvidos em uma grande guerra em solo.”

Como candidato presidencial em 2008, Obama criticou ferozmente a guerra no Iraque lançada por seu antecessor republicano, o ex-presidente George W. Bush. 

Publicidade

Forças dos EUA agora estão envolvidas em campanhas aéreas contra militantes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, assim como em sessões de treinamento no Iraque e no Afeganistão. O presidente tem relutado em relançar operações em terra no Iraque. 

“Hoje, menos de 10 mil soldados permanecessem em missão para treinar e assistir forças afegãs. Nós vamos continuar a trazê-los para casa e reduziremos ainda mais nossas forças, até ficarmos com uma presença (militar) na embaixada até o fim do ano que vem”, disse Obama. 

“Mas o Afeganistão permanece um lugar muito perigoso. E, como muitas famílias sabem, nossas tropas continuam a arriscar suas vidas por nós.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.