Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama diz estar confiante em aprovação pelo Congresso de Parceria Transpacífico

Brasil|

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse a um grupo de líderes empresariais nesta terça-feira que está confiante que o Congresso norte-americano irá aprovar o acordo comercial Parceria Transpacífico.

Os Estados Unidos são uma das 12 nações do Pacífico que chegaram a um pacto esta semana para liberalizar o comércio em 40 por cento da economia mundial, que irá afetar os custos de diversos produtos, desde laticínios até remédios biotecnológicos.

Mas o Congresso dos EUA, assim como dos outros países, terá primeiro que aprovar o acordo. Para isso, Obama terá que superar o ceticismo de membros de seu próprio partido Democrata e também de republicanos.

"Eu também estou confiante que a defesa que será feita para explicar o porquê isso é bom para os Estados Unidos será suficientemente forte, que finalmente nós vamos conseguir aprovar isso", disse Obama em breves declarações públicas a um grupo de líderes empresariais no Departamento de Agricultura norte-americano.

Publicidade

Obama disse que planeja fazer uma ampla defesa dos méritos do acordo da Parceria Transpacífico para o público em geral, assim como para prefeitos, governadores e outros esferas políticas. Ele deve conceder duas entrevistas nesta terça-feira sobre o tema.

"Esta semana marca um importante passo a frente, mas ainda haverá um longo e saudável processo de discussão, consulta, antes que seja efetivamente votado", concluiu Obama.

(Por Julia Edwards)negio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.