Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Países europeus têm interesse em criar dificuldade ao Brasil, diz Onyx

Ministro da Casa Civil informou, nesta quinta (22), que país "cuida e muito bem do meio ambiente"  e que "não precisa de lição de ninguém"

Brasil|Plínio Aguiar, do R7

Países europeus têm interesse em criar dificuldade ao Brasil, diz Onyx
Países europeus têm interesse em criar dificuldade ao Brasil, diz Onyx Países europeus têm interesse em criar dificuldade ao Brasil, diz Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (22) que os países europeus têm interesse em criar dificuldades para com o Brasil porque, segundo ele, querem impor barreiras ao crescimento brasileiro e por princípios capitalistas.

“Os europeus usam a questão do meio ambiente por duas razões. A primeira para confrontar os princípios capitalistas, porque desde que caiu o muro de Berlim e desde que a União Soviética fracassou, uma das vertentes para qual a esquerda europeia migrou foi a questão do meio ambiente. E a outra é para estabelecer barreiras ao crescimento e ao comércio do Brasil de bens e serviços", disse em evento na capital paulista.

Leia mais: Itamaraty usa dados da era Lula para defender Brasil de críticas sobre desmatamento

Lorenzoni afirmou que o Brasil é “um país que cuida e muito bem do meio ambiente” e que “não precisa de lição de ninguém”. O ministro acredita que há desmatamento, mas que os órgãos responsáveis, como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e PF (Polícia Federal), estão cumprindo seu papel, assim como "(Jair) Bolsonaro está defendendo o país".

Publicidade

Essa não seria a primeira vez que os europeus praticam essa política para com o Brasil. “Nos anos 80, 90 e 2000, a febre aftosa foi usada como mecanismo de proteção para o mundo para evitar exportação de carne e grãos brasileiros, mas isso acabou porque a doença está sendo controlada”, argumentou. “Então, se busca outra alternativa. Só no vinho, os europeus gastam 1,4 bilhão de euros por ano para dar sustentação a produção europeia”, acrescentou.

Veja também: Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registrado pelo Inpe, aponta estudo de universidade americana

O ministro disse, ainda, que os países europeus possuem interesse em criar dificuldades porque o país é “grande competidor em commodities, em bens mineiras e é o último grande repositório de biodiversidade da humanidade”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.