Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papa quer a igreja como uma "casa de portas abertas"

Brasil|

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira aos padres católicos de todo mundo que transmitam "alegria" a seu redor e transformem a igreja em uma "casa de portas abertas".

"A disponibilidade do padre faz com que a igreja seja uma casa de portas abertas, refúgio dos pecadores, lar para os que vivem na rua, casa de auxílio para os enfermos, camping para os jovens", disse o pontífice.

Durante a celebração na basílica de São Pedro da missa crismal da quinta-feira da Semana Santa, três dias antes da Páscoa, Francisco disse aos padres que eles só podem conservar a "alegria" caso não se fechem em si mesmos e recebam a ajuda do povo e dos fiéis.

Esta alegria está vigiada, segundo o papa, por três "irmãs", "sor pobreza, sor fidelidade e sor obediência".

Publicidade

As palavras do papa nesta missa são consideradas tradicionalmente as ordens do Vaticano aos sacerdotes em todo o mundo.

Diante de milhares de padres e de uma centena de bispos e cardeais, o papa argentino confessou ter experimentado em sua vida sacerdotal "momentos de tristeza, quando tudo parece ficar escuro e a vertigem do isolamento nos seduz".

Publicidade

"Acredito que não é exagerado dizer que o padre é uma pessoa muito pequena [...] O sacerdote é o mais pobre dos homens se Jesus não o enriquece com sua pobreza, é o servidor mais inútil se Jesus não o chama de 'amigo', o mais insensato dos homens se Jesus não o instrui com paciência", completou.

Francisco mencionou também as ideias que repete desde que chegou ao Vaticano, como a recusa da autossatisfação, o perigo do afastamento da realidade e a busca da austeridade.

Publicidade

Mas não fez nenhuma referência à delicada questão da vida afetiva dos padres, nem tampouco a uma possível mudança da atitude do Vaticano sobre a ordenação de homens casados, o que é solicitado pela ala reformista da igreja.

jlv/fp

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.