Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para 82% da população, maioria dos brasileiros só quer levar vantagem

Pesquisa da CNI mostra que a sensação de confiança só aumenta quando se trata da família

Brasil|Do R7

Moradores da capitais são menos desconfiados que os do interior
Moradores da capitais são menos desconfiados que os do interior Moradores da capitais são menos desconfiados que os do interior

O brasileiro só confia na própria família, sugere pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feita em parceria com o Ibope com 2.002 pessoas em 143 municípios.

Divulgado nesta quarta-feira (12), o estudo mostra que apenas 18% dos pesquisados dizem confiar muito nos amigos, 11% nos vizinhos e 9% nos colegas de trabalho ou da escola. Apenas 6% têm muita confiança nas outras pessoas. Por outro lado, a pesquisa indica que 73% dos brasileiros têm muita confiança na família.

Segundo a CNI, a justificativa para a baixa confiança está na impressão de que as pessoas agem de maneira errada. Para 82% dos entrevistados, a maioria dos brasileiros só quer tirar vantagem. Essa sensação de desconfiança é maior na região Nordeste, onde 89% da população tem essa percepção, e menor nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde o percentual cai para 71%.

A CNI informa que a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: Padrão de Vida foi feita com o objetivo de conhecer melhor o consumidor. Segundo a confederação, os resultados mostram que os jovens e os moradores de cidades do interior confiam menos nos outros.

Publicidade

Roubo de passaportes brasileiros cresce 111% em quatro anos

De acordo com o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, “é importante para a CNI conhecer o consumidor”.

Publicidade

— Quando ele está desconfiado, isso afeta sua decisão de consumo.

Interior

Publicidade

Segundo a pesquisa, os brasileiros que moram no interior são mais desconfiados. Nas áreas menos povoadas, a parcela dos que dizem confiar quase nada ou não confiar nos outros é de 64%, enquanto entre os moradores das capitais a taxa é de 60%.

Dos brasileiros que moram nas cidades no interior, 83% dizem que as pessoas só querem tirar vantagem e apenas 15% agem de maneira correta. Nas capitais, 80% acreditam que o outro quer tirar vantagem e apenas 19% dizem que as pessoas agem de maneira correta.

Entre os entrevistados que têm entre 16 e 24 anos, 67% dizem ter quase nenhuma ou nenhuma confiança nos outros. O percentual cai para 57% na parcela que tem 50 anos ou mais. Para 85% dos mais jovens, as pessoas só querem tirar vantagem, enquanto 79% dos mais velhos dizem o mesmo.

Nordeste

A pesquisa da CNI indica ainda que a desconfiança do brasileiro é maior nas regiões Nordeste e Sudeste, onde o percentual dos que têm quase nenhuma ou nenhuma confiança é superior à média nacional (62%). No Nordeste, esse percentual sobe para 66%, e, no Sudeste, para 65%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a ‘taxa de desconfiança’ é de 57%.

O levantamento também sugere que o nível de desconfiança independe do sexo. Para homens e mulheres, o percentual dos que têm quase nenhuma ou nenhuma confiança nas outras pessoas em geral é o mesmo, de 62%. Para 83% das mulheres, a maioria das pessoas só quer tirar vantagem — o mesmo se aplica para 82% dos homens.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.