Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parentes de vítimas querem comissão da verdade para desaparecidos na democracia

Comissão apura abusos contra direitos humanos ocorridos desde 1946

Brasil|Da Agência Brasil

Parentes de pessoas que estão desaparecidas em consequência de violência policial vão encaminhar na semana que vem à presidenta Dilma Rousseff um pedido para a criação da Comissão da Verdade de Desaparecidos da Democracia.

Uma das famílias é da engenheira Patrícia Amieiro, vista pela última vez há seis anos após a abordagem de policiais militares, na saída do Túnel do Joá, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

— Já que existe a Comissão da Verdade da ditadura, acho que nada mais justo do que a gente ter a Comissão da Verdade sobre os desaparecimentos da Democracia. São milhares pelo Brasil a fora — analisou Adryano Amieiro, irmão de Patrícia.

Além de investigar crimes cometidos durante o regime militar, a Comissão Nacional da Verdade ainda estende as apurações aos abusos contra direitos humanos ocorridos desde 1946.

Publicidade

Adryano disse que o pedido terá o apoio de Jovita Belford, que teve a filha Priscila desaparecida em 2004 após um sequestro, e de Tânia Lopes, irmã do jornalista Tim Lopes, morto em 2002 por traficantes do Complexo do Alemão. Além disso, o pedido será divulgado pela internet, para receber assinaturas de quem deseja apoiar a criação da Comissão da Verdade de Desaparecidos da Democracia.

— Os desaparecimentos, na maioria, são de pessoas mortas que policiais ocultam o corpo. Eles usam o artifício porque acham que, se não tem corpo, não tem crime. É uma verdade que não é mais utilizada hoje em dia, mas eles costumam fazer isso diariamente. Dos 38. 614 desaparecimentos que ocorreram de 2007 até 2014, quantos não foram desaparecimentos forçados? O governo não quer investigar a fundo, porque, se não, os números das estatísticas de violência de morte vão aumentar o triplo. Então, para ele é muito cômodo não fazer esta investigação.

Publicidade

Adryano participou neste sábado (10), com outros parentes de Patrícia, de um ato ecumênico no jardim criado com o nome dela e mantido pela família no local onde a engenheira foi vista pela última vez. O objetivo foi pedir mais agilidade da Justiça no julgamento e condenação, em júri popular, dos quatro policiais acusados do crime de desaparecimento. Eles querem que o prefeito do Rio, Eduardo Paes oficialize o jardim, que no mês passado foi destruído por pessoas não identificadas.

— A gente ainda tem esperança de que os policiais falem onde colocaram a minha irmã e entreguem a ossada para, pelo menos, a gente fazer um enterro digno e fechar um ciclo. Caso contrário, a gente faz um enterro simbólico, ainda sem data marcada.

Publicidade

Os policiais Marcos Paulo Nogueira Maranhão e Willian Luiz do Nascimento, do 31º Batalhão de Polícia Militar, localizado no Recreio, zona oeste da cidade, respondem por tentativa de homicídio e por alteração do local do crime. Os soldados Fábio Silveira Santana e Márcio Oliveira Santos, por ocultarem as provas e o corpo de Patrícia.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.