Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamento Europeu pode propor dividir operações do Google

Brasil|

Por Alexei Oreskovic e Julia Fioretti e Alastair Macdonald

(Reuters) - O Parlamento Europeu está preparando resolução não vinculante que propõe separar as atividades de busca da Google Inc na Europa do resto de suas operações, como uma possível opção para frear o domínio da empresa no mercado de busca na internet.

Os políticos europeus estão cada vez mais preocupados com o domínio do Google e outras empresas americanas no setor de internet e estão procurando maneiras de limitar seu poder. Uma petição pública para uma divisão seria uma medida de maior alcance e uma ameaça significativa para o negócio do Google.

Esta proposta em fase de projeto não menciona o Google ou qualquer outra empresa de busca especificamente, embora o Google seja de longe o principal fornecedor desses serviços na Europa, com uma quota de mercado estimada em 90 por cento. Na sexta-feira, o jornal Financial Times descreveu a iniciativa como uma chamada para separar a empresa.

Publicidade

O Google se recusou a comentar.

A moção, à qual a Reuters teve acesso, "pede à Comissão (Europeia) que considere propostas para descompactar os motores de busca de outros serviços comerciais como uma solução potencial a longo prazo" para tornar mais competitivo campo de jogo.

O Google já enfrenta duras críticas na Europa por suas políticas de privacidade e pagamento de impostos, e teve de lidar com uma decisão judicial europeia que exige que remova links a resultados de pesquisa do que as pessoas acham censurável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.