Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pena parcial de Cristiano Paz soma sete anos e nove meses de prisão

STF definiu punição para os crimes de quadrilha, corrupção e peculato

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Cristiano Paz foi condenado por sete crimes pelos ministros do Supremo
Cristiano Paz foi condenado por sete crimes pelos ministros do Supremo Cristiano Paz foi condenado por sete crimes pelos ministros do Supremo

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou nesta quinta-feira (8) a fixação das penas para os crimes cometidos por Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério. O réu foi condenado por sete crimes e, até agora, pegou sete anos e nove meses de cadeia pelos delitos de formação de quadrilha, corrupção junto ao deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e peculato no contrato entre a SMP&B, empresa da qual era sócio, e a Câmara dos Deputados.

Pelo crime de peculato, o último analisado pelo plenário, os ministros fixaram pena de três anos de prisão. A proposta foi sugerida pelo ministro relator do processo, Joaquim Barbosa. Durante a leitura de seu voto, ele voltou a justificar a condenação de Cristiano Paz.

— Ele atuou intensamente na execução desse crime, mantendo constante contato com o réu João Paulo Cunha para possibilitar prática delituosa e auxiliou Marcos Valério no comando da SMP&B, empresa da qual era sócio e dirigente e de onde saiu o cheque para o pagar o contrato.

A maioria dos ministros que votou pela condenação de Paz acompanhou Joaquim Barbosa. O decano do STF, Celso de Mello, fez questão de destacar que o relator foi inclusive brando na fixação da pena.

Publicidade

— Entendo até que Vossa Excelência foi benigno. Entre o mínimo de dois e o máximo de 12 anos [para o crime de peculato], fixou a pena em três anos.

O revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, e o ministro Dias Toffoli não participaram do debate sobre a fixação dessas penas iniciais porque absolveram o réu de todos os crimes analisados até o momento.

Publicidade

Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, sócios de Marcos Valério nas empresas de publicidade, foram condenados basicamente pelos mesmos crimes e até agora pegaram o mesmo tempo de cadeia pelos delitos cometidos.

A única diferença é em evasão de divisas, crime do qual Cristiano Paz foi absolvido. Por isso a pena final deve ser menor que a de Hollerbach.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.