Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petistas reagem à prisão de Mantega: "Espetáculo, humilhação e erro"

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma foi detido pela Lava Jato nesta manhã

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Senadora petista fez duras críticas ao modo como a Operação Lava Jato foi conduzida na manhã desta quinta-feira
Senadora petista fez duras críticas ao modo como a Operação Lava Jato foi conduzida na manhã desta quinta-feira Senadora petista fez duras críticas ao modo como a Operação Lava Jato foi conduzida na manhã desta quinta-feira

Integrantes do PT, do governo e do PSDB comentaram a prisão temporária do ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma Guido Mantega, na manhã desta quinta-feira (22).

Por meio de sua conta no Twitter, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comentou a nova fase deflagrada hoje e que teve como um dos alvos o ex-ministro Guido Mantega. Nas publicações ela diz que “não podia faltar o espetáculo e a humilhação, característicos de Moro e PF: retiram Guido do centro cirúrgico onde a mulher seria operada”.

Ela também ironizou a prisão do ex-ministro dos governos Lula e Dilma dizendo: “Prenderam o Guido porque ele ia fugir via hospital Albert Einstein? Moro e PF iniciam Operação Boca de Urna”. Com isso, ela mostra que acredita que a operação vai influenciar nas eleições.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, também protestou via redes sociais contra a detenção de Mantega. Disse que ele tem endereço conhecido.

Publicidade

Já o senador Lindbergh Farias disse que o Ministério Público faz "um jogo de tentativa e erro" e comparou a prisão para "averiguação" de Mantega a uma "ação muito comum em ditaduras".

Senado

Publicidade

A bancada petista no Senado emitiu nota de repúdio à ação da Polícia Federal. "O desrespeito às regras mais básicas da dignidade humana e do Estado Democrático de Direito extrapola o limite das 'tristes coincidências' com que integrantes da força tarefa da Operação Lava Jato tentam escusar o odioso abuso este que se soma a um rol de outros já perpetrados pretensamente em nome da lei", diz o texto.

Os senadores prestam solidariadade ao ex-ministro e à esposa dele e classificam a prisão de "ação pirotécnica realizada sob o manto do Estado, que contribui para fragilizar a crença nas instituições democráticas e na lisura e isenção das operações efetuadas pela Lava Jato".

Publicidade

Guido Mantega pediu a Eike Batista R$ 5 milhões para o PT

Planalto

A prisão de Mantega foi considerada uma "surpresa" para interlocutores do presidente Michel Temer, que chegou nesta madrugada da viagem aos Estados Unidos. Temer está no Palácio do Jaburu ainda descansando, de acordo com sua assessoria.

PSDB

O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), afirmou que a prisão temporária de Mantega mostra que todos que atuam no mundo da corrupção devem ser punidos. "Todos aqueles que tiveram algum contato com coisas ilícitas e atos de corrupção feitos a partir do exercício de cargos públicos ou da atividade política devem ser exemplarmente punidos, seja quem for", disse o senador.

Ele lamentou o envolvimento do ex-ministro no escândalo de corrupção, assim como de outras "figuras proeminentes do governo anterior", mas comemorou o trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça.

Para o tucano, a prisão de Mantega demonstra que o Brasil continua sendo um país "sério", onde quem atua na corrupção acabará inevitavelmente punido.

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), também comentou a prisão.

— Guido Mantega é o mais longevo ministro do PT. A prisão dele demonstra a profundidade e a abrangência dessas articulações do PT em torno de um projeto de poder, revela a institucionalização de práticas incompatíveis com o sistema democrático.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.