Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF realiza operação contra esquema bilionário de contrabando

Brasil|

(Reuters) - A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira operação de combate ao crime de contrabando de mercadorias e cumpriu mandados em quatro Estados, em ação contra uma quadrilha que movimentava cerca de 3 bilhões de reais por ano.

A organização criminosa era responsável por um esquema internacional de distribuição de mercadorias contrabandeadas e atuava em diversos Estados, retirando mercadorias de aviões e repassando para postos de armazenamento, onde eram transportadas por caminhões e veículos, informou a PF em comunicado.

Cerca de 360 agentes cumprem 138 mandados no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo 20 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária e 77 de busca e apreensão.

As investigações, que tiveram início em 2013, indicam que os aviões saíam de Salto Del Guairá, no Paraguai, e seguiam até pistas clandestinas no interior de São Paulo para então serem escoadas pelo Brasil.

Publicidade

"Durante as apurações, constatou-se que pelo menos 12 aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até mesmo dois voos diários, conforme as condições de clima e luminosidade. Cada aeronave levava cerca de 600 kg de mercadorias, num valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito", disse a PF.

Segundo o comunicado, ao longo das investigações, quatro dessas aeronaves foram apreendidas. Um dos aviões é um monomotor que foi alvejado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em outubro quando seguia para o Paraguai.

(Por Caio Saad, no Rio de Janeiro)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.