Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Platini confirma recurso, órgão francês pode apoiá-lo em tribunal

Brasil|

PARIS (Reuters) - O presidente da Uefa Michel Platini interpôs recurso no Fifa contra a sua suspensão de 90 dias a partir do jogo deste sábado, enquanto o órgão que regula o futebol francês disse que vai apoiá-lo se ele foi para o tribunal arbitral do esportes (CAS).

O francês, que espera substituir Joseph Blatter como presidente da Fifa, numa eleição em fevereiro, foi suspenso na quinta-feira junto com Blatter no meio de uma investigação pelo comitê de ética independente da Fifa.

Ambos negam irregularidades, mas a suspensão das duas figuras mais poderosas do futebol mundial pôs a Fifa em crise, na esteira de investigações de corrupção por autoridades dos Estados Unidos e da Suíça.

Um porta-voz de Platini confirmou que ele tinha apelado formalmente contra a suspensão, que Confederação de Futebol da América do Sul chamou de "desproporcional" e "prematura".

Publicidade

A Federação Francesa de Futebol (FFF) disse que apoiaria Platini se ele recorra ao CAS, se o comitê de apelação da Fifa confirme a suspensão. O CAS é um órgão parajudicial que resolve disputas no esporte entre indivíduos e instâncias disciplinares.

Uma investigação do comitê de ética da Fifa apontou relatos de pagamento equivalente a 2,06 milhões de dólares da Fifa para Platini em 2011, nove anos depois de ter concluído um período trabalhado para Blatter como conselheiro.

Publicidade

A Fifa deve realizar uma eleição em 26 de fevereiro para substituir Blatter. Comissão eleitoral da Fifa vai decidir sobre quem serão aceitos como candidatos completos logo após o fim do prazo para as nomeações em 26 de outubro.

(Reportagem de Julien Pretot)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.