Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Civil do Mato Grosso prende golpista que inspirou filme "VIPs"

Marcelo Vip foi preso na manhã desta segunda em operação que investiga apresentação de atestados falsos para a progressão de regime

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Ação foi deflagrada nesta quarta-feira
Ação foi deflagrada nesta quarta-feira Ação foi deflagrada nesta quarta-feira

O ex-presidiário Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como Marcelo Vip, foi preso nesta quarta-feira (25) na operação Regressus, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso. Marcelo inspirou o filme "VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso". 

Marcelo Rocha é acusado de aplicar diversos tipos de golpes. Algumas das histórias foram contadas no filme. 

Segundo a investigação, os presos que progrediram usaram atestados ideologicamente falsos e declarações de trabalho em empresas de fachada.

Um das fraudes detectadas foi remição por estudo. De acordo com a legislação atual, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode diminuir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação profissional.

Publicidade

A suspeita é de que as escolas estavam emitindo atestados falsos. Alguns constavam 4.400 horas, correspondendo há quase 1 ano de pena reduzida.

Outra fraude encontrada foram laudos de remissão de pena em empresas que não tinham endereços físicos. A investigaçao chegou a cinco empresas supostamente de fachada ligada a Marcelo Vip e Dinho Porquinho. 

Publicidade

A Polícia cumpre três mandados de prisão preventiva e 19 ordens de apreensão em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Rio de Janeiro.

Além de Marcelo, outros alvos são o ex-presidiário Márcio Batista da Silva, o Dinho Porquinho, e o o ex-assessor da 2ª Vara Criminal de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Pitágoras Pinto de Arruda.

A ação é realizada pela Polícia Civil, com auxílio do Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.