Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População de cachorros supera o número de crianças no Brasil, diz levantamento inédito do IBGE

Existem mais de 50 milhões de cães no País. Já os gatos estão em quase 20% das casas

Brasil|Do R7

Brasil tem cerca de 52,2 milhões de cães e de 22,1 milhões de gatos
Brasil tem cerca de 52,2 milhões de cães e de 22,1 milhões de gatos Brasil tem cerca de 52,2 milhões de cães e de 22,1 milhões de gatos

Você tem cachorro em casa? E gato? Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta terça-feira (2) mostra que quase metade dos domicílios brasileiros tem pelo menos um cachorro, o equivalente a 52,2 milhões de caninos no País.

O número supera a população de crianças no Brasil. Ainda segundo o IBGE, no levantamento feito pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), são 44,9 milhões de pessoas entre 1 e 14 anos. 

No caso dos gatos, um em cada cinco casas possui ao menos um animal. O tema é inédito em pesquisas realizadas pelo instituto e tem por base o ano de 2013.

As informações fazem parte da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013 — Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências, publicada nesta terça-feira (2) pelo IBGE. Feito em parceria com o Ministério da Saúde, o estudo leva em conta a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua.

Publicidade

Veja também:

Mais de 20 milhões já tiveram dengue no Brasil

Publicidade

Metade dos passageiros não usa cinto de segurança no banco traseiro dos veículos 

O levantamento estimou que 44,3% das casas do Brasil tinham ao menos um cachorro — o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. Essa informação vai ajudar o Ministério da Saúde a se planejar para a compra de vacinas contra a raiva, por exemplo.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

As casas da região Sul são as que mais têm cães em casa: 58,6% possuem ao menos um cãozinho. Na segunda posição está o Centro-Oeste, com 49,8% das casas com cães. No Norte, 48% das residências contam com um cachorro. Completam o ranking o Sudeste (42,4%) e o Nordeste (36,4%).

Quem mora no campo tem mais cachorro que quem mora na cidade. Na área rural, a proporção de domicílios com algum cachorro (65%) era superior à observada na área urbana (41%).

O IBGE indicou que a população estimada de cachorros nas residências brasileiras é de 52,2 milhões — uma média de 1,8 cachorro por domicílio com esse animal.

Gatos

Em relação aos gatos, 17,7% das residências do País tinham pelo menos um animal em 2013 — o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. A liderança do ranking por regiões é do Nordeste, onde 23,6% das casas têm um gato pelo menos. Completam a lista o Norte (22,7%), Sul (19%), Centro-Oeste (14,3%) e Sudeste (13,5%).

Assim como no caso dos cães, a maioria dos gatos do País vive no campo. Segundo o IBGE, 14,2% estão na área urbana enquanto 39,4% vivem na área rural. A população estimada de gatos no Brasil é de 22,1 milhões — quase 1,9 gato por domicílio.

Em relação à amostra, foram selecionados 81.767 domicílios no País e, de acordo com a pesquisa, existiam no Brasil 65,1 milhões de domicílios e 200,6 milhões de pessoas. A densidade domiciliar de 3,1 moradores corresponde ao número médio de moradores por domicílio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.