Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Câmara diz que CPMI da Petrobras será tranquila

Presidente do Senado, Renan Calheiros marcou para hoje à noite sessão sobre comissão

Brasil|Da Agência Cãmara

Henrique Alves concorda com CPI de deputados e senadores
Henrique Alves concorda com CPI de deputados e senadores Henrique Alves concorda com CPI de deputados e senadores

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não prevê turbulências na condução da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Petrobras, quando a comissão começar a trabalhar. O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para hoje à noite sessão do Congresso para definir o encaminhamento da CPMI e pedir aos líderes partidários a indicação dos nomes para o colegiado.

Em entrevista há pouco, ao chegar à Câmara, Henrique Eduardo Alves disse que "vai ser uma CPI tranquila, importante e que, portanto, vai honrar os trabalhos da Casa". O presidente concorda que a investigação sobre a Petrobras tenha a participação de deputados e senadores.

Existem, no entanto, pedidos de criação de uma CPI apenas no Senado e outra no Congresso, com participação da Câmara e do Senado.

Renan anuncia 10 membros da CPI da Petrobras do Senado

Publicidade

Conselheiro da Petrobras diz que caso Pasadena é "gota no oceano"

Decisão do STF

Publicidade

Há duas semanas, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber decidiu, em caráter liminar, em favor da oposição, determinando a imediata instalação de uma CPI exclusiva da Petrobras no Senado.

Ainda não há uma definição sobre se o mesmo entendimento será estendido à CPMI, já que, também nesse caso, foram aprovados dois pedidos de investigação, um restrito à estatal e outro mais amplo, envolvendo denúncias de irregularidades no metrô de São Paulo e do Distrito Federal e na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Publicidade

A oposição considera que todos os requisitos para a instalação da CPI mista foram cumpridos e defende o funcionamento de apenas uma comissão. Parlamentares da base aliada dizem que vão indicar nomes para as duas CPIs.

Nesta segunda (5), Renan Calheiros entrou com recurso no Supremo contra a decisão da ministra Rosa Weber. A Mesa Diretora e a Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa entendem que deveria prevalecer a CPI mais ampla.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.