Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Câmara promete agilizar investigação contra o deputado Luiz Argôlo

Deputado é suspeito de usar verba parlamentar para contratar empresa ligada a doleiro

Brasil|Da Agência Brasil

PSOL representou por quebra de decoro parlamentar contra Argôlo
PSOL representou por quebra de decoro parlamentar contra Argôlo PSOL representou por quebra de decoro parlamentar contra Argôlo

Com o surgimento de mais uma denúncia contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) — o uso de verba parlamentar para contratar empresa supostamente ligada ao doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal —, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse hoje (8) que vai agilizar as investigações abertas contra o parlamentar baiano.

— Falei com o corregedor [deputado Átila Lins (PSD-AM)], e pedi que agilizasse os prazos. O deputado [Argôlo] terá cinco dias regimentais para apresentar a defesa e, imediatamente, virá o parecer da corregedoria. Em seguida levarei [a decisão] à mesa em 24 horas. Esse caso não pode perdurar do jeito que está.

Apesar de considerar o caso uma “exceção”, Henrique Alves reconheceu que ele desgasta a imagem da Casa.

— Ninguém pode achar que aqui todos tenham atitudes assim. Aqui, acolá, cometem equívocos, e a Casa tem que ser exemplar no seu ato de punir e repreender. Vamos apurar, o parlamentar terá o direito de defesa e a Casa tem que ser rápida no poder de apuração e na sua decisão.

Publicidade

Presidente do Congresso determina investigação no Metrô de São Paulo

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o deputado Luiz Argôlo usou ao menos R$ 30 mil da chamada cota para exercício da atividade parlamentar da Câmara para contratar a empresa União Brasil Transportes e Serviços, com sede no município baiano de Alagoinhas. A empresa seria o elo financeiro com o doleiro Alberto Youssef.

Publicidade

Além disso, segundo o jornal, três ex-assessores do deputado baiano constam como sócios da empresa. Ontem (7), o PSOL protocolou no Conselho de Ética da Câmara representação por quebra de decoro parlamentar contra Argôlo por envolvimento com o doleiro. Com isso, caso decida renunciar, o deputado será enquadro na Lei da Ficha Limpa e ficará inelegível por, pelo menos, oito anos.

A investigação na Corregedoria que apura o envolvimento de Argôlo com Alberto Youssef esbarra na dificuldade de encontrar o deputado no gabinete para notificá-lo sobre o pedido de investigação apresentado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Ante o fracasso das tentativas, a Corregedoria vai fazer a notificação por Diário Oficial da União.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.