Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da UTC pediu 'doação' em nome do senador Edison Lobão, diz delator

Suposto pedido ocorreu durante uma reunião na sede da empreiteira em São Paulo

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Objetivo inicial da reunião era discutir detalhes das obras da Angra 3. Só ao final do encontro que Pessoa pediu contribuição ao PMDB
Objetivo inicial da reunião era discutir detalhes das obras da Angra 3. Só ao final do encontro que Pessoa pediu contribuição ao PMDB Objetivo inicial da reunião era discutir detalhes das obras da Angra 3. Só ao final do encontro que Pessoa pediu contribuição ao PMDB

O presidente Global da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra, disse à Polícia Federal nesta quinta-feira (30) que durante uma reunião de empreiteiros sobre as obras da Usina Nuclear de Angra 3, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, pediu doação para campanhas eleitorais do PMDB.

Pessoa teria dito que falava 'em nome' do senador Edison Lobão (PMDB/MA), ex-ministro do governo Dilma Rousseff (Minas e Energia).

A reunião ocorreu em agosto de 2014, na sede da UTC em São Paulo. Pessoa foi preso na Lava Jato em novembro de 2014. Fez delação premiada e agora cumpre prisão domiciliar.

Leia mais noticias de Brasil e Política

Publicidade

Barra foi preso na Operação Radioatividade, 16.º capítulo da Lava Jato, terça-feira (28) sob suspeita de pagamento de propinas para o presidente licenciado da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, que também foi capturado pela PF, por ordem do juiz federal Sérgio Moro. Os dois investigados, Barra e Othon, estão presos em Curitiba, base da Lava Jato.

À PF, Flávio Barra declarou que a reunião ocorreu na sede da UTC Engenharia, apontada como o carro-chefe do cartel de empreiteiras que, entre 2004 e 2014, se apossaram de contratos bilionários na Petrobras por meio de fraudes a licitações em diretorias estratégicas, Abastecimento, Serviços e Internacional - cujos ex-diretores estão presos, Paulo Roberto Costa (domiciliar), Renato Duque e Nestor Cerveró.

Publicidade

Segundo Barra, a reunião foi convocada, inicialmente, para os dirigentes das empreiteiras consorciadas de Angra3 discutirem detalhes relativos às obras. Ele disse que, ao final do encontro o empreiteiro Ricardo Pessoa pediu a contribuição para o PMDB, 'em nome' do senador Lobão.

Barra afirmou que 'houve uma reação negativa', segundo ele, encabeçada pelo então presidente da Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini. Segundo o executivo, Pessoa não falou em valores.

Publicidade

— Ele (Avancini) foi o primeiro a dizer que não iria (fazer doação), os outros (empresários) seguiram o Dalton. ninguém deu (dinheiro).

O próprio Avancini, em delação premiada perante a força-tarefa da Lava Jato, já havia mencionado essa reunião na sede da UTC na qual Ricardo Pessoa fez o pedido para o PMDB.

O presidente da Andrade Gutierrez Energia disse, ainda, que diante da 'reação negativa' dos empreiteiros, 'o assunto parou por aí'.

O depoimento do presidente da Andrade Gutierrez Energia foi acompanhado por seus advogados, os criminalistas Roberto Telhada e Edward Rocha.

— O Ricardo Pessoa é que poderá explicar o que aconteceu depois da reunião — disse o advogado Roberto Telhada.

Pessoa está em prisão domiciliar. Ele também é delator da Lava Jato. Citou pelo menos dezoito políticos que teriam sido beneficiados com recursos ilícitos arrecadados por meio de fraudes na Petrobras.

A reportagem do R7 procurou a defesa do senador Edison Lobão e está aguardando o posicionamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.