Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do BNDES diz que banco não liberou dinheiro para a Sete Brasil

Câmara vai ouvir o depoimento dele para saber sobre empréstimos feitos pelo banco

Brasil|Da Agência Câmara

Luciano Coutinho é ouvido pela CPI da Petrobras nesta quinta
Luciano Coutinho é ouvido pela CPI da Petrobras nesta quinta Luciano Coutinho é ouvido pela CPI da Petrobras nesta quinta

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, disse à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras que o banco ainda não liberou nenhum recurso para a empresa Sete Brasil, investigada pela operação Lava Jato.

Segundo o ex-gerente de Tecnologia da Petrobras Pedro Barusco, o BNDES foi o principal financiador da companhia. Barusco foi nomeado, em 2011, diretor da Sete Brasil e disse, em depoimento de delação premiada, que houve pagamento de propina pelos estaleiros contratados pela empresa para a construção de 28 sondas de perfuração.

Coutinho defendeu o projeto de criação e financiamento da Sete Brasil, que começou em 2009 com a participação do BNDES.

— Mas houve problemas no projeto e o BNDES não chegou a contratar a Sete Brasil.

Publicidade

Isso quer dizer que não houve aporte de recursos no projeto, apesar de o BNDES ter aprovado, em janeiro de 2014, apoio financeiro de R$ 8,8 bilhões para a empresa.

— O BNDES não chegou a contratar a Sete Brasil, o que está na origem das dificuldades financeiras da Sete Brasil. O projeto está hoje em reestruturação para encontrar uma formatação sustentável. Os bancos e os acionistas deram um prazo até junho para a continuidade do projeto.

Publicidade

Ele explicou, sem dar detalhes, que “em determinado ponto o projeto começou a ter problemas” e mencionou a saída de um dos estaleiros.

Mesmo assim, segundo Coutinho, já estão em fase final de produção algumas das sondas construídas a partir do projeto Sete Brasil pelos estaleiros Jurong Aracruz (ES), Estaleiro Atlântico Sul (PE), BrasFels (RJ), Estaleiro Rio Grande (RS) e Estaleiro Enseada Paraguaçu (BA). Algumas sondas estão entre 54% e 97% prontas. A CPI continua reunida no plenário 2.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.