Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do PRB lança livro sobre crimes ambientais

Obra discute contribuição do jornalismo investigativo para a preservação do meio ambiente

Brasil|Do R7

Presidente nacional do PRB, Marcos Pereira lança nesta terça-feira (22) seu primeiro livro: “O Uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental”. Com prefácio do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), a obra discute como o jornalismo investigativo pode ser usado para ajudar na preservação do meio ambiente.

Pereira defende que a veiculação desses crimes, especialmente por emissoras de rádio e TV, pode ajudar na instauração do inquérito policial e de procedimentos de investigação. Segundo o autor, “a degradação do meio ambiente tem aumentado e preocupado autoridades de todo o mundo”. Pereira completa: “a proposta é estabelecer conexões entre o direito ambiental e a comunicação”.

No prefácio, Marco Aurélio Mello diz que “o autor [Pereira] promoveu diálogo entre dois elementos fundamentais da Carta da República – o dever da informação, de um lado, e a proteção do meio ambiente, do outro – com o fim de formular proposta, tanto inédita quanto arguta, de utilizar o primeiro como elemento eficaz de assegurar o segundo”.

Segundo o ministro do STF, “o exercício concreto do dever de informação seria um catalisador da proteção institucional do meio ambiente”. O livro, publicadao pela Editora Manole, é resultado de estudo em curso de especialização em direito penal e processo penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicidade

Coquetel

Advogado e professor, Pereira autografa a obra em coquetel marcado para ocorre das 18h às 22h nesta terça-feira, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. A expectativa é de que o evento reúna autoridades políticas e do meio jurídico, além de profissionais de comunicação e acadêmicos da área.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.