Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de veículos do Brasil tem pior abril desde 2004

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de veículos no Brasil em abril foi a menor para o mês desde 2004, com queda de 13,6 por cento sobre março e de 22,9 por cento sobre abril de 2015, segundo dados divulgados nesta quinta feira pela Anfavea, que representa as montadoras.

O volume produzido no mês passado foi de 169,8 mil veículos, o que fez o quadrimestre encerrar em baixa de 25,8 por cento na produção, a 658,7 mil unidades. Em abril de 2004 foram produzidos 163,4 mil veículos.

O novo presidente da Anfavea, Antonio Megale, afirmou que a industria deve continuar a ajustar a produção à queda do mercado interno, que em abril recuou 9,1 por cento sobre março e 25,7 por cento sobre mesmo mês de 2015, para 162,9 mil unidades.

O setor terminou abril com leve queda nos estoques de veículos novos à espera de comprador. Os inventários caíram de 251,7 mil para 259,1 mil unidades entre março e o mês passado.

Publicidade

Megale comentou que a Anfavea sabe que precisa ajustar suas previsões, mas prefere esperar o fim da volatilidade política antes de fazer novas estimativas.

"O Brasil hoje tem realmente um problema de confiança. Torcemos para que haja uma solução, qualquer que seja ela, o mais rápido possível", afirmou o executivo. "Se houver medidas claras de ajuste, podemos entender que a confiança será retomada e que uma recuperação consistente possa ocorrer no final do ano ou começo do ano que vem".

Publicidade

Segundo ele, o índice de ocupação da capacidade de produção da indústria de veículos fechou abril em 52 por cento, um quadro visto por ele como preocupante já que cerca de 30 por cento da força de trabalho do setor está sob algum tipo de regime de flexibilização como suspensão de contratos de trabalho.

None

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.