Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de veículos no Brasil despenca em junho

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de veículos em junho caiu quase 15 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, com montadoras reduzindo atividade diante da forte retração do mercado interno e apesar de uma aceleração nas exportações.

A produção de junho somou 184 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos, com quedas em todas as linhas, informou nesta segunda-feira a associação de montadoras, a Anfavea.

O setor, responsável por boa parte do PIB industrial do país, encerrou o semestre com queda de 18,5 por cento na produção, para 1,277 milhão de unidades. A queda no semestre esta acima do ritmo previsto para o ano pela Anfavea, de 17,8 por cento, para 2,58 milhões de veículos.

Somente em caminhões, a produção caiu 35,5 por cento em junho sobre junho de 2014, acumulando no semestre tombo de 45,2 por cento. O presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou que a produção de caminhões em junho só não foi menor que a produção de junho de 1999.

Publicidade

"A confiança dos consumidores está bastante abalada", disse Moan a jornalistas.

O setor encerrou junho com estoques de 338,8 mil veículos ante 361 mil em maio. "Até pelo menos o final de agosto, a política de ajuste de produção das montadoras estará presente", disse Moan.

Publicidade

O executivo declarou que até junho, 36 mil trabalhadores do setor estavam em licença remunerada, equivalente a cerca de 27 por cento da força de trabalho do setor. Ele defendeu a adoção pelo governo federal de medidas que ajudem na manutenção dos empregos da indústria.

As vendas de veículos novos no mercado interno em junho caíram 19,4 por cento sobre o mesmo mês de 2014, para 212,5 mil unidades, acumulando queda de 20,7 por cento no semestre, a 1,32 milhões de unidades.

Publicidade

Já as vendas externas de veículos e máquinas agrícolas em valores encerraram junho em alta de 20,1 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, a 1 bilhão de dólares, mas caíram 19,7 por cento sobre maio e fecharam a primeira metade do ano em baixa de 7,4 por cento.

Em unidades, as exportações de autoveículos montados do mês passado dispararam 96,8 por cento sobre junho do ano passado, a 48,1 mil unidades, com países como México, Peru e Chile avançando dois dígitos, disse Moan. Em máquinas agrícolas, as vendas externas em unidades caíram 9 por cento, a 1,1 mil unidades.

Moan explicou que as diferenças entre o comportamento das exportações em valores e em unidades está no mix de produtos vendidos ao exterior, de menor valor.

None

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.