Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Profissionais de contabilidade discutem futuro da profissão em SP

Evento de abertura do Congresso de Contabilidade debateu o futuro e os caminhos da profissão, abrindo série de palestras sobre o setor

Brasil|Do R7

Evento ocorreu na sede do sindicato dos serviços contábeis em São Paulo
Evento ocorreu na sede do sindicato dos serviços contábeis em São Paulo Evento ocorreu na sede do sindicato dos serviços contábeis em São Paulo

Cerca de 150 profissionais de contabilidade de todo o país participaram nesta quinta-feira (12) da palestra de abertura da terceira edição do CONBCON (Congresso Online Brasileiro de Contabilidade) no auditório do Sescon ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), no centro de São Paulo.

Nesta palestra de abertura, professores renomados das ciências contábeis falaram sobre os cenários para a profissão de curto e longo prazos, a influência da tecnologia, a contabilidade como instrumento para a tomada de decisão, as tendências para o ensino da contabilidade e as perspectivas de perfil do profissional de contabilidade.

“Nossa contabilidade ainda não está adequada para o ambiente digital, então temos o desafio de adequar nosso modelo para as empresas digitais”, analisou Sérgio Ludicibus, professor e autor de livros sobre da área contábil, sobre o futuro da profissão.

Já para José Marion, mestre, doutor e livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), a gestão do conhecimento é fundamental no momento em que vivemos.

Publicidade

“A contabilidade é um sistema de informação que gera conhecimento, então todo sistema decisório vem do acúmulo de conhecimento da contabilidade e, portanto, a contabilidade tem um lugar ao sol e sem ameaça no futuro”, afirmou Marion.

Para o professor Alexandre Gonzales, "o contador deve ter uma redução drástica em atividades repetitivas decorrentes da tecnologia e uma redução na burocracia, e cada vez mais os profissionais devem estar atentos às regras contábeis que estão em transformação".

Publicidade

Durante o debate os palestrantes também discutiram sobre como os contadores podem ajudar também pessoas físicas, já que muitas vezes a gestão de recursos individuais podem ser analisadas de forma racional pelos profissionais e permitir uma melhor gestão do dinheiro para estas pessoas, ampliando os horizontes da contabilidade para além do mundo corporativo.

Congresso

Publicidade

Na próxima semana o evento vai oferecer mais de 100 palestras em que cerca de 40 mil participantes vão poder acompanhar exposições sobre boas práticas contábeis, de controladoria auditoria e perícia, legislação tributária e trabalhista, contabilidade pública e terceiro setor, inovação e tecnologia na contabilidade e também gestão e empreendedorismo no setor.

“É o maior evento contábil do país e este ano priorizamos a experiência dos participantes e por isso desenvolvemos uma plataforma própria e intuitiva com objetivo de proporcionar a estudantes e profissionais informações de qualidade”, afirmou Rogério idealizador do ConbCon e fundador do Portal Contábeis.

As palestras são online e podem ser acompanhadas pelos inscritos de qualquer lugar do país. A programação você pode acompanhar no site do organizador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.