Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Proposta torna investigação de paternidade obrigatória caso criança seja registrada sem o nome do pai

Proposta já encontra iniciativas no meio jurídico que favorecem o jovem

Brasil|Alexandre Saconi, do R7

Direito a saber quem é o próprio pai avança no Senado
Direito a saber quem é o próprio pai avança no Senado Direito a saber quem é o próprio pai avança no Senado

Um projeto visa tornar obrigatória a investigação da paternidade de crianças que forem registradas nos cartórios sem o nome dos pais na certidão de nascimento.

A medida, proposta pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), estabelece que, sempre que uma criança for registrada sem o nome do pai, o cartório deverá comunicar o fato ao juiz responsável em até cinco dias.

Em seguida, o juiz irá questionar a mãe sobre a paternidade do filho, perguntado o nome, profissão e endereço do suposto pai. Em seguida, o possível pai é notificado pela autoridade judiciária para se manifestar.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Caso não responda em 30 dias ou negue a paternidade, o Ministério Público irá abrir uma investigação de paternidade, que ocorrerá em segredo de Justiça.

Publicidade

A medida já encontra respaldo em outras medidas, muitas criadas desde que a proposta foi feita, em 2007. Um exemplo é a presunção de paternidade para quem se recusa a fazer o exame.

Atualmente, a o Projeto de Lei se encontra na pauta da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, e ainda não tem data para ser debatida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.