Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT dá comando da sigla no MA a aliado de Roseana

Partido anula segundo turno para manter Raimundo Monteiro no diretório estadual 

Brasil|

A direção nacional do PT decidiu garantir a um aliado da governadora Roseana Sarney (PMDB) o comando do partido no Maranhão, abrindo caminho para uma aliança com a família Sarney na disputa eleitoral deste ano. Em reunião reservada da executiva nacional do partido, na terça-feira (18), em Brasília, o PT anulou o segundo turno da eleição para a presidência do diretório estadual que elegeu Luís Henrique Sousa para o cargo, um defensor da candidatura de uma chapa petista ao governo estadual.

Leia mais notícias de Política e Brasil

O comando nacional aceitou recurso do atual presidente, Raimundo Monteiro, que contestava o segundo turno garantindo-lhe o cargo. Monteiro é defensor da aliança com o PMDB de Roseana. Luís Henrique Sousa criticou a decisão.

— É óbvio que ao desconsiderar o segundo turno e manter Monteiro como presidente, a direção nacional deu uma clara sinalização de que seu desejo é apoiar os Sarneys.

Publicidade

Monteiro venceu a eleição no primeiro turno. Contudo, os votos somados dos demais candidatos eram superiores aos que ele recebeu nesta fase da disputa, o que no entendimento de uma ala do partido levou a eleição ao segundo turno. A executiva nacional do PT, na reunião conduzida pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, porém, desconsiderou a soma dos votos e definiu que Monteiro teve a maioria para assumir a presidência.

O PT participa do atual governo de Roseana Sarney. O partido indicou o vice na eleição de 2010 e tem cargos na gestão da peemedebista. Na disputa presidencial de 2010, Roseana apoiou a candidatura de Dilma Rousseff. No final de janeiro, o presidente do PT se queixou em reunião do partido no Ceará do tratamento recebido pela governadora Roseana Sarney por causa da discussão sobre aliança eleitoral no Estado.

Publicidade

— O caso do Maranhão. Eu confesso a vocês que em toda minha vida eu fui tão maltratado durante quase meia hora pela governadora do Maranhão.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.