Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT une-se a PSDB e DEM por vaga na mesa da Câmara

União de partidos dissidentes inflamou os ânimos na disputa eleitoral na Casa

Brasil|

Uma movimentação de última hora dos líderes partidários em busca de melhores posições na Mesa Diretora da Câmara juntou partidos opostos, o PT com o PSDB e o DEM, em um único bloco parlamentar e inflamou os ânimos e a disputa eleitoral na Casa. Os blocos parlamentares são considerados como um único partido para efeito de distribuição de cargos, tempo de discursos dos líderes no plenário e outras regras de funcionamento da Câmara.

O blocão encabeçado pelo PT reúne, além do PSDB e do DEM, o PSD e o PP, somando 254 deputados. "É uma mistura de jacaré com cobra d'água", classificou o vice-líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

Houve uma corrida no protocolo da Secretaria-Geral da Mesa no último minuto do prazo, às 12 horas, para a formalização dos blocos parlamentares, depois que se espalhou a informação de que pequenos partidos poderiam formar blocos para ter direito à representação na Mesa. Com isso, partidos maiores também se reuniram para garantir que não perderiam suas vagas.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

As regras permitem que os blocos sejam desfeitos e a expectativa é que os líderes entrem em um acordo na reunião com o presidente da Câmara, às 15 horas. "Fizemos o bloco por precaução e defesa da nossa posição. Sem o bloco, nós perderíamos indicação na Mesa", argumentou Mendonça Filho.

O PMDB, com 75 deputados e parceiro principal do PT na disputa, ficou sozinho porque não tinha recolhido as assinaturas necessárias preventivamente. O segundo bloco formado hoje conta com o PTB, o PV, o PPS e o PRB, em um total de 46 deputados.

Publicidade

Na prática, a formação dos blocos pouco mudou na distribuição dos cargos, mas expôs o real caráter da importância da linha partidária, quando o assunto é a defesa dos espaços na Câmara. O líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), protestou.

— Juntou-se alho com bugalho, rasgou-se a palavra para quase nada. É um início de ano legislativo melancólico. São práticas como essa que desqualificam a política, que degeneram a política.

Publicidade

Albuquerque lembrou que, em 2011, os líderes assinaram o compromisso de respeitar a proporcionalidade na distribuição dos cargos de acordo com o tamanho das bancadas com seus deputados eleitos.

— Minha indignação é que a palavra não tem valor.

Com a corrida dos partidos, o PSB também tentou formar um bloco com o PCdoB, mas, por um minuto de atraso, a secretaria na Mesa não aceitou o documento.

O PR tentou mudar de bloco para um maior, mas a regra da Câmara não permite essa alteração. O PR já forma bloco com o PTdoB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB, com 47 deputados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.