Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que economia da Rússia vai se recuperar, mas não oferece saída

Brasil|

Por Timothy Heritage e Alexei Anishchuk

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu nesta quinta-feira que a economia vai se recuperar após a dramática queda do rublo neste ano, mas não ofereceu nenhuma solução para a crise financeira que se aprofunda.

Em entrevista coletiva de três horas, Putin atribuiu os problemas econômicos a fatores externos e disse que a crise em torno da Ucrânia foi causada pelo Ocidente, que ele acusou de construir um muro de Berlim "virtual" para conter a Rússia.

Putin algumas vezes até fez piadas, apesar da pressão para consertar a economia, que está caminhando para a recessão em meio ao que seu ministro da Economia chamou de "tempestade perfeita" que inclui baixos preços do petróleo, as sanções do Ocidente sobre a Ucrânia e os problemas econômicos globais.

Publicidade

O rublo caiu cerca de 45 por cento em relação ao dólar neste ano, e sofreu quedas particularmente acentuadas na segunda-feira e terça-feira, mas Putin disse que sua eventual ascensão era inevitável e evitou usar a palavra "crise".

"Se a situação se desenrolar desfavoravelmente, teremos que ajustar nossos planos. Sem dúvida, teremos que cortar alguns (gastos). Mas uma virada positiva da situação atual é inevitável", disse Putin.

Publicidade

"O crescimento da economia global continuará e nossa economia vai se recuperar a partir da situação atual", disse ele.

Ele disse que a Rússia tem que diversificar sua economia para reduzir a dependência do petróleo, seu principal produto de exportação e uma fonte importante de receita estatal, e que uma recuperação pode ter início em algum momento do ano que vem.

Publicidade

Um forte opositor, o ex-primeiro-ministro Mikhail Kasyanov disse que a crise mostra que Putin administrou mal a economia e que ele deveria organizar eleições livres para acabar calmamente com seu domínio de quase 15 anos da Rússia.

"A Rússia está entrando em declínio", disse Kasyanov à Reuters em entrevista na quarta-feria, sugerindo que Putin deveria aceitar que "precisa de uma saída de estratégia" de saída de poder.

O ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, afirmou em entrevista a um jornal que as sanções Ocidentais devem durar "bastante tempo" e que a Rússia está pagando o preço por não realizar reformas estruturais, descrevendo os eventos como "tempestade perfeita".

Um aumento de 6,5 pontos percentuais na principal taxa de juros, para 17 por cento, não conseguiu impulsionar o rublo na terça-feira. A Rússia também já gastou mais de 80 bilhões de dólares neste ano tentando sustentar a moeda.

(Reportagem adicional de Lidia Kelly, Alexander Winning e Katya Golubkova)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7723)) REUTERS RF CMO PD BBF

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.