Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase todas as casas do País têm luz elétrica, mas esgoto ligado à rede existe em 65% dos lares

Fogão e geladeira estão em quase todos os lares, mas faltam máquina de lavar e filtro de água

Brasil|Do R7

Energia elétrica já chega a quase todos os lares brasileiros
Energia elétrica já chega a quase todos os lares brasileiros Energia elétrica já chega a quase todos os lares brasileiros

A quase totalidade das residências do Brasil conta com abastecimento de água, luz e esgoto, segundo dados da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa com base em 2013 aponta que 99,6% das residências já possuem iluminação elétrica. Significa dizer que 64,8 milhões de casas do País têm eletricidade, um aumento de 2,1% em relação ao levantamento de 2012.

No Sul e Sudeste, 99,9% das residências têm luz, enquanto no Centro-Oeste são 99,8%, no Nordeste, 99,1%, e no Norte, 97,3%.

Esgoto

Publicidade

As casas que têm algum tipo de esgotamento sanitário são 99,2% do total. No entanto, fazem parte desse cenário as casas com rede coletora tradicional, fossa séptica ligada à rede coletora, fossa séptica não ligada à rede coletora, fossa rudimentar e outros tipos de esgotamento.

Quanto ao esgoto coletado por uma rede, houve um aumento, entre 2012 e 2013, de 63,3% dos lares para 64,3%. Em um ano, 1,5 milhão de domicílios passaram a ter o serviço, atingindo o total de 41,9 milhões de casas e apartamentos no País. Todas as regiões do País registram aumento do número de domicílios com esgoto.

Publicidade

Brasil tem quase 6 milhões de mulheres a mais que homens

Leia mais notícias de Brasil no R7 

Publicidade

Bens duráveis

A quantidade de residências com fogões e geladeira também é alta, chegando a 98,8% e 97,3% do total, respectivamente.

Máquinas de lavar roupa, entretanto, ainda são um ponto em baixa no País. Apenas 58,3% dos lares possuem equipamentos para lavar as roupas em casa. Os filtros d'água seguem na mesma linha: estão presentes em apenas em 53,5% das casas.

Criada em 1967, a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) investiga características socioeconômicas e demográficas, como as características da população, de educação, trabalho, rendimento, habitação, migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar, entre outros temas.

Os dados foram coletados no período entre 28 de setembro de 2011 a 29 de setembro de 2012, para a pesquisa de 2012, e de 27 de setembro de 2012 a 28 de setembro de 2013, para a pesquisa de 2013.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.