Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queda de popularidade de Dilma é maior que a esperada pelo Planalto

Oposição creditou a menor aprovação ao que chamaram de "estelionato eleitoral"

Brasil|

Avaliação positiva do governo de Dilma teve queda de 19 pontos
Avaliação positiva do governo de Dilma teve queda de 19 pontos Avaliação positiva do governo de Dilma teve queda de 19 pontos

Após o anúncio do aumento no preço dos combustíveis, do pacote de ajuste fiscal e da sucessão de denúncias envolvendo a Petrobras, o Palácio do Planalto já esperava que a popularidade da presidente Dilma Rousseff fosse cair. A dimensão da queda, porém, surpreendeu até os auxiliares mais pessimistas.

A queda de 19 pontos na avaliação positiva do governo segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado é reconhecida como "muito ruim". Para revertê-la, a aposta é criar uma agenda positiva o quanto antes. No curto prazo, a ideia é explorar os programas sociais voltados para a classe média, com os lançamentos do Mais Especialidades e da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida.

Para o líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), o governo precisa deixar claro que não será o trabalhador quem vai pagar a conta do ajuste fiscal. Para ele, parte da queda de popularidade da presidente pode ser atribuída à mobilização das centrais sindicais contra as mudanças no seguro-desemprego, o que teria gerado descontentamento quem costuma apoiar o PT.

Entre os oposicionistas, foi consenso creditar a queda no índice de aprovação de Dilma ao que se tem chamado de "estelionato eleitoral".

"A presidente colhe hoje os resultados das mentiras sucessivas que lançou ao País e que conduziram a sua campanha eleitoral. O Brasil real aflora a cada dia e não há marketing ou propaganda capaz de esconder a grave realidade enfrentada pelos brasileiros", disse em nota o presidente do PSDB e candidato derrotado ao Planalto, senador Aécio Neves (MG). "Isso é decorrência do estelionato eleitoral. As pessoas se sentem ludibriadas", afirmou o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.