Brasil

29/6/2013 às 00h08 (Atualizado em 29/6/2013 às 10h03)

Reforma política deve mudar tempo de propaganda, repasse de grana para campanha e duração do mandato

Câmara tem proposta para mudar sistema eleitoral e político há mais de 15 anos

Do R7*

Depois de muitas manifestações pelo Brasil pedindo o fim da corrupção e mudanças nos sistemas político e eleitoral, a presidente Dilma Rousseff propôs a convocação de um plebiscito popular para fazer uma reforma política. O R7 ouviu especialistas e levantou os principais pontos a serem mudados no sistema político (veja a arte abaixo).

O assunto voltou à tona recentemente, porém, a Câmara dos Deputados está preparada, na teoria, para votar a reforma política há mais de 15 anos. Um projeto que trata sobre o assunto já existe e coloca em pauta, por exemplo, o financiamento de campanha — uma das questões mais criticadas. 

O relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), já chegou a declarar que acredita que depois de tantas manifestações pelo País, a reforma possa ser, finalmente, votada.

Na última quinta-feira (27), o Planalto apontou que a ideia é que o plebiscito traga questões sobre o financiamento público de campanha, o modelo de eleição de parlamentares e de escolha de candidatos. A questão divide opiniões de políticos, juristas e população de um modo geral.

Dilma quer corrupção como crime hediondo e plebiscito para reforma política

Leia mais notícias de Brasil

De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral Ricardo Penteado, do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), é preciso um amplo processo de conscientização da população sobre os temas que serão abordados no plebiscito para que ela saiba sobre o que está votando.

— O que me assusta nesse momento é que a classe política quer dar para este barulho das ruas uma posição e solução rápida, ou seja, quer calar esses protestos que nem sequer têm um objetivo claro. Precisa de uma divulgação do que seria isso.

*Colaborou Giorgia Cavicchioli, estagiária do R7

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!