Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relatório da Comissão da Verdade pedirá punição de agentes do Estado

Texto não citará, porém, a necessidade de revisão ou reinterpretação da Lei da Anistia

Brasil|

Prazo para o grupo entregar relatório a Dilma é 10 de dezembro
Prazo para o grupo entregar relatório a Dilma é 10 de dezembro Prazo para o grupo entregar relatório a Dilma é 10 de dezembro

A CNV (Comissão Nacional da Verdade) vai recomendar explicitamente, em seu relatório final, a responsabilização criminal de agentes de Estado apontados como autores de graves violações de direitos humanos ocorridas no período da ditadura.

O colegiado também deverá apresentar uma lista com os nomes de pessoas que, de acordo com suas investigações, devem ser responsabilizadas. O texto do relatório não deverá citar explicitamente, porém, a necessidade de revisão ou reinterpretação da Lei da Anistia, de 1979.

Leia mais notícias no R7

O coordenador da comissão, o advogado Pedro Dallari, disse na última quinta-feira (6) que, embora o texto com essa recomendação de penalização dos agentes de Estado ainda não tenha recebido sua redação final, as suas principais ideias já estão definidas.

Publicidade

— Vamos propor a responsabilização criminal daqueles que deram causa a graves infrações de direitos humanos. Essa é a questão fundamental para a comissão. Se isso envolve mudar ou reinterpretar a Lei da Anistia trata-se de um debate jurídico que não nos compete, não é nosso.

Dallari lembrou que a ideia da responsabilização criminal foi debatida e votada recentemente entre os integrantes da comissão e que só um deles, o advogado Paulo Cavalcanti, votou contra. Ele também mencionou as várias interpretações que existem a respeito de como tratar a questão da responsabilização penal diante da Lei da Anistia.

Publicidade

— O Gilson Dipp acha que é possível responsabilizar os agentes de Estado sem mudar a Lei da Anistia. Mas existem outras opiniões.

O coordenador também confirmou que será apresentada uma lista com os nomes de agentes de Estado que cometeram graves violações de direitos humanos.

Publicidade

— Vamos seguir o que diz a lei que deu origem à comissão. Ela diz que, além de apurarmos a verdade sobre os crimes cometidos, devemos também apontar a sua autoria.

O relatório final deverá ser entregue à presidente Dilma Rousseff em 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nessa data, em 1948, que a Organização das Nações Unidas adotou, numa cerimônia realizada em Paris, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.