Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Renan cobra equilíbrio dos parlamentares na votação da meta fiscal

Presidente do Senado descartou processo contra Delcídio do Amaral (PT) no Conselho de Ética

Brasil|Da Agência Senado

Renan disse que possível abertura de processo de cassação contra Eduardo Cunha não vai atrapalhar planos do Congresso Nacional
Renan disse que possível abertura de processo de cassação contra Eduardo Cunha não vai atrapalhar planos do Congresso Nacional Renan disse que possível abertura de processo de cassação contra Eduardo Cunha não vai atrapalhar planos do Congresso Nacional

Ao chegar ao Senado nesta terça-feira (1º), o presidente do Senado, Renan Calheiros, mostrou-se confiante na votação do Congresso Nacional marcada para o início da noite.

Ele cobrou bom senso e responsabilidade dos parlamentares e disse é possível votar os vetos e destravar a pauta para análise da proposta de redução da meta fiscal de 2015 (PLS 5/2015).

— Estão enganados todos que pensam que vão velejar em mar revolto. Se o Congresso não votar, assumirá a responsabilidade. Todos devem colaborar.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O presidente disse esperar que as votações não reproduzam "uma guerrilha legislativa" e disse que vai conversar com os líderes.

Na opinião dele, a abertura de um processo de cassação contra o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não vai atrapalhar os planos do Congresso, visto que "o interesse do país deve ser posto acima de quaisquer outros interesses".

Publicidade

— É Isso que deveremos priorizar. Nessa hora temos que ter bom senso, equilíbrio e responsabilidade, temos que votar as matérias que sinalizarão os rumos de 2016.

Acusações

Publicidade

Indagado sobre a possibilidade de ser alvo de mais dois inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente disse estar "inteiramente à disposição para esclarecer qualquer fato".

— Já prestei informações e nunca tive com ninguém nenhuma relação além da relação institucional. Também não autorizei ou consenti que alguém falasse em meu nome em nenhum lugar.

Na última segunda-feira (30), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar, além de Renan, os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Delcídio

Sobre a situação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso desde quarta-feira passada (25), Renan Calheiros considera desnecessário a Mesa do Senado entrar com representação no Conselho de Ética da Casa, visto que alguns partidos já anunciaram que o farão. Segundo ele, não se trata de omissão.

— A iniciativa no Parlamento sempre coube aos partidos, que costumam fazer representação ao Conselho de Ética e eles já estão anunciando que vão fazer. Não adianta a Presidência tomar iniciativa com relação a isso. Os partidos suprirão qualquer eventual omissão de alguém.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.