Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RS quer fechar prédios públicos para julgamento de Lula

Ex-presidente será julgado em segunda instância sobre caso do triplex

Brasil|

Julgamento acontecerá dia 24 de janeiro
Julgamento acontecerá dia 24 de janeiro Julgamento acontecerá dia 24 de janeiro

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul pediu o fechamento de todos os prédios públicos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmonia, no entorno da sede do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre.

A 8ª Turma Penal da Corte vai analisar, no dia 24, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba, no caso do triplex no Guarujá (SP). A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta terça-feira (16), ao site Poder 360 que, "para prender Lula, vai ter que matar muita gente".

Em uma rede social, ela ainda bateu boca com o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

Publicidade

A uma semana do julgamento, o esquema de segurança foi reforçado em Porto Alegre. O efetivo foi aumentado na área do tribunal. A Brigada Militar está de prontidão no local e equipes da Polícia Federal e até do Exército já estão em atividade. Estão previstas manifestações contra e a favor do petista.

O secretário Cezar Schirmer disse que já pediu, por meio de ofício, a suspensão das atividades dos órgãos públicos instalados no parque. Incra, Receita Federal, IBGE e Serpro — empresa federal de processamento de dados — deverão fechar na véspera e no dia do julgamento. Ele afirmou também que já recebeu sinalização de que o pedido será atendido.

Publicidade

— A democracia pressupõe a convivência de contrários, respeito às divergências, então os contra e os a favor querem se manifestar, vão se manifestar democraticamente. Queremos protegê-los e proteger a população de Porto Alegre. Não queremos nenhum incidente violento, queremos respeito à ordem pública e à lei.

Para unir as forças de segurança, foi montado o GGI (Grupo de Gestão Integrada) com corporações do Estado, da União e do município. O GGI agrega Brigada Militar, Polícias Civil, Federal Rodoviária (Estadual e Federal), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e Defesa Civil. O grupo foi formado no início deste mês.

Publicidade

Uma reunião operacional do GGI definirá nesta quinta-feira (18) a função de cada órgão e os acertos finais da operação. Schirmer disse também que 150 homens da Força Nacional de Segurança, que já atuam em Porto Alegre desde o ano passado, serão deslocados.

Umas da principais preocupações é com a chegada de manifestantes à cidade. Schirmer já recebeu representantes da Via Campesina, do MST (Movimento Sem Terra) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) para tratar de segurança. Nesta quarta-feira (17), ele vai se reunir com representantes de partidos de esquerda. Em São Paulo, CUT e MBL (Movimento Brasil Livre), contrário a Lula, disputam a Avenida Paulista e nesta quarta vão se reunir com a Polícia Militar.

'Morte'

Em meio à preocupação com a segurança em Porto Alegre, a presidente do PT disse que, para cumprir um eventual pedido de prisão de Lula, haverá prisões e mortes. "Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar", afirmou Gleisi. Após a repercussão, ela tentou minimizar a declaração afirmando que usou uma "força de expressão para dizer o quanto Lula é amado pelo povo brasileiro".

No Twitter, a petista se envolveu em outra polêmica. Ao criticar editorial do jornal "O Globo", ela chamou Marchezan Jr. de "prefeito fake news" e classificou o texto de "chinfrim".

— Chinfrim é ser corrupto e nariz empinado. 'Fake' é a origem do patrimônio dos teus comparsas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.