Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SAIBA MAIS-Principais promessas de campanha de Aécio

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - No domingo quase 143 milhões de eleitores poderão ir às urnas para escolher entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para comandar o governo federal a partir de janeiro do ano que vem.

Veja abaixo algumas das principais promessas do tucano, caso vença a eleição no domingo.

None

REFORMA TRIBUTÁRIA

Publicidade

Aécio prometeu, se eleito, levar ao Congresso Nacional logo no início de seu governo uma proposta de simplificação do sistema tributário. Ele assegurou ainda que declarará "guerra ao custo-Brasil".

None

Publicidade

META DE INFLAÇÃO

Aécio prometeu por várias vezes ao longo da campanha "tolerância zero" com a inflação e compromisso com o centro da meta atual, que é de 4,5 por cento ao ano pelo IPCA. Alcançado o centro da meta em dois a três anos, o tucano prometeu reduzir o centro da meta para 3 por cento ao ano e a banda de tolerância, atualmente em 2 pontos percentuais, para 1,5 ponto percentual.

Publicidade

None

REFORMA POLÍTICA

Aécio prometeu apresentar uma proposta de reforma política logo no início de seu governo que incluirá o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos, mandatos de cinco anos para esses cargos, o fim das coligações proporcionais, a volta da cláusula de desempenho para os partidos terem acesso ao fundo partidário, a unificação das eleições presidencial, estaduais e municipais e a defesa do voto distrital misto.

None

NORDESTE

O tucano lançou em agosto o plano Nordeste Forte, pelo qual se compromete a elevar a renda per capita mínima a 1,25 dólar por dia em quatro anos e a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano da região.

None

POUPANÇA JOVEM

O candidato prometeu levar ao âmbito federal um programa adotado em seu governo em Minas Gerais em regiões com alto índice de evasão escolar que dá 3 mil reais aos estudantes que completam o ensino médio.

None

MUTIRÃO DE OPORTUNIDADES

O tucano prometeu criar o programa com o objetivo de beneficiar 20 milhões de jovens de 18 a 29 anos que pararam de estudar para trabalhar. Pelo programa, esses jovens receberiam um salário mínimo por mês para voltar aos estudos com dedicação exclusiva e teriam acesso a cursos de qualificação profissional.

None

BOLSA FAMÍLIA

Aécio tem prometido manter o programa de transferência de renda e transformá-lo em política de Estado, incorporando-o na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Ele também defende a criação de cinco níveis de pobreza entre os beneficiados e que nenhuma família fique mais de um ano na mesma faixa.

None

FATOR PREVIDENCIÁRIO

Aécio prometeu, após reunião com representantes sindicais, encontrar uma alternativa que substitua o Fator Previdenciário, mecanismo criado no governo Fernando Henrique Cardoso que reduz a remuneração das aposentadorias precoces.

None

REAJUSTE DE APOSENTADORIAS

Além da substituição do Fator Previdenciário por um novo mecanismo, o tucano prometeu incluir no reajusta das aposentadorias a variação dos preços de medicamentos.

None

TABELA DO IMPOSTO DE RENDA

O candidato do PSDB prometeu também aos sindicalistas corrigir a tabela do Imposto de Renda pela inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e a buscar formas de corrigir a defasagem acumulada na tabela.

None

SALÁRIO MÍNIMO

Aécio também prometeu manter a atual política de valorização do salário mínimo e tem afirmado que, em seu governo, o crescimento da economia será retomado e, portanto, o aumento do mínimo será maior, já que é calculado com base na inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

None

MAIORIDADE PENAL

O tucano defende uma lei de autoria de seu candidato a vice, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que reduz a maioridade penal para adolescentes de 16 a 18 anos que cometem crimes hediondos.

None

CONSULTÓRIOS POPULARES DE SAÚDE

Aécio prometeu chegar a 10 mil consultórios de especialidades nas regiões mais carentes. A construção desses consultórios seria financiada pelo Ministério da Saúde com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pela proposta do tucano, os médicos que participarem do programa poderão pagar o financiamento atendendo pacientes vindos do Sistema Único de Saúde (SUS).

None

MINISTÉRIOS

O tucano prometeu reduzir pela metade o atual número de 39 ministérios, podendo para isso recorrer a fusão de pastas. Um dos exemplos dado por ele é a incorporação da Pesca no que será o "Superministério" da Agricultura. Ele também promete criar o Ministério da Infraestrutura, que englobará transporte, energia, comunicação e portos.

None

MERCOSUL

O candidato do PSDB defende uma flexibilização das regras do Mercosul, para permitir ao Brasil buscar acordos comerciais bilaterais independente do bloco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.