Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Satisfação com aeroportos cresce, mas passageiros ainda reclamam do acesso à internet nos terminais

Usuários classificaram o serviço de Wi-Fi como “ruim” ou “muito ruim” no Brasil

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília

Apesar da reforma recente em aeroportos como o de Brasília, passageiros reclamam da qualidade do serviço de internet
Apesar da reforma recente em aeroportos como o de Brasília, passageiros reclamam da qualidade do serviço de internet Apesar da reforma recente em aeroportos como o de Brasília, passageiros reclamam da qualidade do serviço de internet

Pesquisa elaborada pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) aponta que 84% dos passageiros fizeram avaliação positiva sobre os aeroportos brasileiros, no 3º trimestre de 2015. No entanto, de acordo com o estudo apresentado nesta terça-feira (10), o acesso à internet nos terminais desagrada os usuários.

Em todos os 15 principais aeroportos, que movimentam 80% das viagens aéreas no País, os passageiros classificaram como o serviço de Wi-Fi como “ruim” ou “muito ruim”, tanto com relação à disponibilidade quanto à qualidade da internet.

Outro item de tecnologia que recebeu avaliação negativa foi a disponibilidade de tomadas nos terminais. 14 dos 15 aeroportos avaliados receberam nota abaixo da média 4 estabelecida pelo governo, numa escala de 1 a 5. Apenas os passageiros de Campinas aprovaram o serviço.

O Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, admitiu que os problemas de tecnologia afetam quase 100% dos passageiros em viagens aéreas pelo Brasil. No entanto, como o governo não fez exigências de qualidade do serviço de internet, a SAC deve apenas fazer um alerta às concessionárias que administram os aeroportos.

Publicidade

- O nosso papel é levar essa informação, mostrar a desconformidade do passageiro, pois são as piores notas. Vamos mostrar, inclusive, o nível dessas notas, e por certo, eles que querem ter uma parceria permanente com a sociedade brasileira, porque ao final o que alimenta o sistema é o cidadão, eles certamente terão modificações positivas. A questão da internet é absolutamente intransferível, porque todo passageiro é usuário de internet.

Na pesquisa, os preços altos nos aeroportos causaram a pior avaliação em três itens: o valor dos produtos de lanchonetes, custo do estacionamento e valor dos produtos comerciais nas lojas.

Publicidade

Com relação a estas queixas, Padilha afirmou que as empresas que receberam concessão de espaço nos aeroportos têm liberdade de mercado para estabelecer os preços dos produtos. Contudo, assim como nos itens de tecnologia, a SAC deve informar às concessionárias sobre a insatisfação dos passageiros.

Apesar dos problemas, a satisfação geral do passageiro atingiu a média mais alta nos últimos dois anos. Numa escala de 1 a 5, a nota apurada em julho, agosto e setembro deste ano chegou a 4,15, numa leve alta em relação ao trimestre anterior (4,09). Apenas 3% dos entrevistados avaliou os aeroportos como “ruins” ou “muito ruins”.

Publicidade

Aeroportos do Rio abaixo da média

A menos de nove meses antes do início dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, os aeroportos cariocas receberam nota geral abaixo da média na pesquisa de satisfação dos passageiros.

O Galeão caiu de 4,13 no 2º trimestre para 3,95 no 3º. Já o Santos Dumont, que tinha nota 4,09 na pesquisa anterior foi para 3,99 na mais recente. A meta de avaliação estabelecida de governo é ficar acima de 4 em todos os 15 principais aeroportos do País.

Segundo a SAC, a queda da satisfação dos passageiros no Galeão coincide com as obras de ampliação no terminal. A RIOgaleão, empresa que administra o aeroporto investiu R$ 2 bilhões na reforma, prevista para ficar pronta em abril de 2016. Por enquanto, de acordo com a concessionária, 75% das obras estão concluídas.

Já no Santos Dumont, de acordo com a secretaria, o impacto meteorológico que atingiu o aeroporto nos meses de julho, agosto e setembro afetou a nota na pesquisa, pois o terminal precisou ser fechado várias vezes. O terminal, que abriga uma das quatro ponte aéreas mais movimentadas do mundo, segundo a SAC, movimentou 10 milhões de passageiros em 2014.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.