Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado deve votar nesta terça-feira Lei da Mediação, que agiliza resolução de conflitos

Com medida, embates judiciais poderão ser resolvidos até mesmo extrajudicialmente

Brasil|Do R7

Projeto deve facilitar resolução de conflitos em todo o País
Projeto deve facilitar resolução de conflitos em todo o País Projeto deve facilitar resolução de conflitos em todo o País (Comstock/Getty Images/Comstock Images)

O Plenário do Senado deve votar na tarde desta terça-feira (2) medida que cria a Lei da Mediação. O projeto regulamenta a mediação judicial e extrajudicial como forma de solução de conflitos. Neste modelo, a administração pública também faz parte da resolução do conflito, evitando a judicialização de diversos problemas.

A proposta tem o objetivo de desafogar a Justiça no Brasil, por meio da proposição de acordos entre as partes em conflito antes que a situação chegue a um tribunal ou, caso um juiz já esteja analisando o caso, antes que a sentença seja proferida.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

O texto da lei aborda a mediação e a arbitragem, ambo métodos alternativos para a resolução de conflitos.

Na mediação, uma terceira parte dialoga com os envolvidos a fim de facilitar a comunicação e a negociação entre ambos. Aqui, as próprias partes chegam a uma conclusão consensual do problema. Na arbitragem, uma terceira pessoa, denominada árbitro, irá tomar a decisão. O árbitro tem de ser nomeado de comum acordo por todos os envolvidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.