Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senador defende projeto de revisão da Lei da Anistia

Para João Capiberibe, "nós vivemos em um outro tempo"

Brasil|Da Agência Senado

Senador diz que projeto de revisão da lei é "muito interessante"
Senador diz que projeto de revisão da lei é "muito interessante" Senador diz que projeto de revisão da lei é "muito interessante"

O senador João Capiberibe (PSB-AP) voltou a abordar na última quarta-feira (25) a visita que a Subcomissão da Memória e da Verdade do Senado fez na última segunda-feira (23) ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro — instalação apontada como local de torturas no regime militar. Capiberibe defendeu o resgate histórico das violações de direitos humanos pela Ditadura Militar (1964-1985).

— Esses portões do submundo, das catacumbas da ditadura, precisam definitivamente ser abertos. Não é possível continuar ignorando a história do nosso País e convivendo com isso.

Ele ainda classificou como "muito interessante" o projeto da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) que prevê a revisão da Lei da Anistia.

— É necessário renovar, repactuar, até porque a sociedade é outra. Nós vivemos em um outro tempo. Não é mais agosto de 1979 [data da lei]; nós estamos em setembro de 2013.

Publicidade

Depois de confusão com Bolsonaro, Randolfe critica lentidão na transição democrática do Brasil

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

Sobre a visita ao quartel onde funcionou o DOI-CODI, Capiberibe frisou que a comitiva foi recebida com extrema gentileza pelos militares, que abriram todas as portas das instalações. Ele disse que as torturas não foram obra das Forças Armadas como instituição, mas ato de "elementos ligados a elas e àquilo que há de mais extremo do reacionalismo e da direita brasileira".

Capiberibe abriu o discurso citando o lançamento, na noite dessa quarta, na Biblioteca do Senado, do livro Seu amigo esteve aqui, de Cristina Chacel, que conta a a história do guerrilheiro Carlos Alberto de Freitas, desaparecido em fevereiro de 1971.

— É um livro importantíssimo porque resgata a história de uma figura brilhante, de um político brilhante, que terminou a sua carreira muito jovem; morreu com 27 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.