Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senador do PSDB vai pedir a inclusão da Lava Jato no processo de impeachment contra Dilma

Advogado da União, José Eduardo Cardozo, disse que a presidente não é acusada na Lava Jato

Brasil|

Senador Cássio Cunha Lima faz parte da comissão especial do impeachment no Senado
Senador Cássio Cunha Lima faz parte da comissão especial do impeachment no Senado Senador Cássio Cunha Lima faz parte da comissão especial do impeachment no Senado

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou nesta sexta-feira (29) que irá solicitar que os fatos referentes à Operação Lava Jato sejam acrescentados ao processo de impeachment, cuja admissibilidade será analisada pelo Senado. Até agora, a acusação é baseada nos atrasos de pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos referentes a subvenções de crédito agrícola — as chamadas "pedaladas fiscais" — e a edição de decretos de suplementação orçamentária sem autorização do Congresso.

"Há uma nítida intenção da defesa da presidente Dilma Rousseff em restringir a acusação. Vamos pedir que a Operação Lava Jato seja incluída no processo. A exclusão da operação do processo na Câmara dos Deputados foi fruto de um acordo parcial entre Dilma e (o presidente da Casa) Eduardo Cunha (PMDB-RJ), porque ambos não tinham interesse que a Operação Lava Jato entrasse no debate", acusou Cunha Lima na Comissão Especial do Impeachment do Senado.

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, respondeu que incluir novos fatos — classificados por ele como genéricos — no processo agora impossibilitaria a atuação da defesa da presidente.

— Qual é a acusação da Lava Jato contra Dilma? Qual é o inquérito contra ela?. Teríamos então um processo "kafkiano" em que nunca se sabem ao certo quais são as acusações.

Até o momento, vários parlamentares do PP, PT, PMDB, PSDB, PR, entre outros partidos, são investigados na Operação Lava Jato. O único político com foro privilegiado que é réu decorrente da operação é o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.