Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senador Romero Jucá vai dar parecer sobre CPI da Petrobras

Senador Francisco Dornelles (PP-RJ) havia rejeitado a relatoria no fim de semana

Brasil|Da Agência Senado

Jucá foi ecolhidio por não ter assinado nenhum dos pedidos de CPI
Jucá foi ecolhidio por não ter assinado nenhum dos pedidos de CPI Jucá foi ecolhidio por não ter assinado nenhum dos pedidos de CPI

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi escolhido pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), Vital do Rêgo (PMDB-PB), para relatar o recurso à decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre as CPIs propostas para investigar a Petrobras e outras denúncias de irregularidades em obras públicas.

O entendimento de Renan, apresentado na quarta-feira (2) ao Plenário, é de que prevalece a CPI mais ampla, requerida por senadores ligados ao governo, mas o próprio presidente do Senado solicitou à CCJ que delibere sobre esse entendimento.

Segundo informação da secretaria da comissão, a escolha de Vital recaiu sobre Jucá por se tratar de senador que não assinou nenhum dos pedidos de CPI. A decisão de Renan será examinada em reunião extraordinária marcada para a terça-feira (8), às 14h30.

— Eu entendo que nós não podemos passar em branco ou atrasar o processo, porque vamos ser cobrados.

Publicidade

Eleitores cobram CPI da Petrobras de senadores pelo Alô Senado

Quase 80% acreditam que há corrupção na Petrobras, diz Datafolha

Publicidade

Segundo o senador, a decisão deve sair na terça-feira mesmo. Para não atrasar o processo em mais uma semana, ele adiantou que só concederá pedidos de vista por algumas horas.

— Eu tenho contra essa prerrogativa de vista a exigência regimental de dois dias; quero entregar na terça-feira o resultado dessa missão.

Publicidade

Decisão

Vital do Rêgo recebeu o pedido de consulta das mãos do presidente do Senado na quinta-feira (3). Com a decisão de Renan, que rejeitou questões de ordem apresentadas pelo governo e pela oposição, a CPI da Petrobras passaria a investigar também contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal; supostas irregularidades no porto de Suape, em Pernambuco; e suspeitas de fraudes em convênios que contam com recursos da União.

— Não me compete saber se existe excesso ou escassez de requerimentos. O que me competia fazer, e fiz, era decidir que pode sim a maioria acrescer novos fatos determinados à investigação. Essa foi a decisão.

De acordo com o Regimento Interno, depois de ser examinada pela CCJ, a decisão voltará a ser analisada pelo Plenário, que terá a palavra final.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.