Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serra depõe na PF e nega favorecer empresa de cartel

Ex-governador de São Paulo é acusado de favorecer empresa espanhola em licitação

Brasil|

O senador eleito José Serra (PSDB) depôs nesta quinta-feira (30) na Polícia Federal, em São Paulo, no inquérito que investiga a ação do cartel metroferroviário, denunciado pela multinacional alemã Siemens. Serra negou ter beneficiado qualquer empresa durante seu mandato de governador do Estado (2006/2010).

Serra foi intimado para depor porque um executivo da Siemens, Nelson Branco Marchetti, declarou que, em encontro na Holanda em 2008, o então governador advertiu que se a multinacional alemã fosse à Justiça contra licitação vencida pela espanhola CAF, ele anularia o processo de concorrência porque o preço da multinacional alemã era 15% maior.

"No edital havia a exigência de um capital social integralizado que a CAF não possuía. Mesmo assim, o então governador [José Serra] e seus secretários fizeram de tudo para defender a CAF", afirmou o executivo.

A CAF está citada na denúncia do cartel de trens de São Paulo em um esquema que funcionaria desde 1996 nos governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

Publicidade

Na PF, Serra afirmou que sua preocupação era com a preservação do erário, uma vez que A CAF venceu a concorrência pelo critério do menor preço.

Há duas semanas, o Conselho Superior do Ministério Público confirmou arquivamento de inquérito civil instaurado para investigar Serra no âmbito da improbidade.

Publicidade

Em julho, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, arquivou o inquérito ao considerar que, de fato, Serra agiu no interesse público. O arquivamento foi confirmado pelo Conselho Superior do MP.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.