Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serviço de Inteligência da França oferece apoio de segurança ao Brasil para as Olimpíadas de 2016

Ministro francês confirma realização da COP-21, em Paris, durante reunião com Dilma

Brasil|Do R7, com TV Record

Pela manhã, os três ministros se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada
Pela manhã, os três ministros se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada Pela manhã, os três ministros se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada

O ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, disse, durante entrevista na tarde deste domingo (22), em Brasília, que a França coloca à disposição do Brasil o serviço de inteligência francês antiterrorismo para ajudar na segurança brasileira durante os Jogos Olímpicos de 2016, evento que ocorrerá entre 5 e 21 de agosto.

A coletiva ocorreu logo após almoço entre o ministro da França e os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no Itamaraty. Pela manhã, os três ministros se reuniram com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, para tratar sobre a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21).

Evento confirmado

Laurent Fabius é também presidente da 21ª COP-21, que será realizada em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro. O ministrou confirmou a realização do evento mesmo após os ataques terroristas que mataram 128 pessoas no último dia 13 de novembro na capital francesa. Segundo ele, é preciso enfrentar o terrorismo.

Publicidade

Durante a coletiva, Fabius relatou ainda que os franceses se comoveram com as manifestações de solidariedade dos brasileiros logo após os ataques em Paris.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

Dois brasileiros ficaram feridos em ataques

Fabius afirmou ainda que o Brasil tem papel muito importante na COP-21 para reduzir a emissão de gases nocivos – efeito estufo. Na última semana, a ministra Izabella já havia afirmado que o Brasil possui uma meta "ambiciosa" para apresentar na COP-21. Para isso, contará com o apoio do setor privado. O Brasil planeja cortar as emissões de gases do efeito estufa em 43% até 2030.

Publicidade

Tragégia 

O ministro ainda comentou sobre o rompimento da barragem em Mariana (MG) e disse que a França presta solidariedade em relação a tragédia. A ministra Izabella afirmou que o trabalho na região ainda não acabou.

— Vamos deixar a barragem do Rio Doce em melhores condições do que estava antes da tragédia.

tragédia aconteceu no dia 5 de novembro e, até agora, 11 pessoas, entre funcionários à serviço da mineradora Samarco e moradores do distrito de Bento Rodrigues, ainda não foram encontradas.

** Com informações de Renata Varandas, TV Record Brasília

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.