Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF deve julgar hoje polêmicas biografias não autorizadas

Liberdade de expressão e direito à privacidade estão em discussão no julgamento

Brasil|Do R7, com informações da Agência Brasil

Biografia de Roberto Carlos foi estopim para o debate da polêmica
Biografia de Roberto Carlos foi estopim para o debate da polêmica Biografia de Roberto Carlos foi estopim para o debate da polêmica

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar na tarde desta quarta-feira (10) a constitucionalidade da publicação de biografias não autorizadas. Os ministros vão julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade de 2012, proposta pela Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros) contra medidas que proíbem o lançamento das biografias.

A associação questiona a constitucionalidade dos Artigos 20 e 21 do Código Civil. A Anel argumenta que a norma contraria a liberdade de expressão e de informação, e pede que o Supremo declare que não é preciso autorização do biografado para a publicação dos livros.

Segundo o Artigo 20 do Código Civil, "salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais".

Leia mais notícias de Brasil no Porta R7

Publicidade

Debate sobre biografias não autorizadas divide opiniões

Um dos casos que podem ser influenciados pela decisão do Supremo é a biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos. A biografia Roberto Carlos em Detalhes foi escrita por Paulo César de Araújo. Em 2007, exemplares foram recolhidos das livrarias após ação judicial impetrada pelo advogado do cantor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.