Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF envia inquérito contra Cunha para instância inferior

Peemedebista perdeu foro privilegiado e agora responderá à Justiça comum

Brasil|Do R7

Cunha agora responderá à Justiça comum
Cunha agora responderá à Justiça comum Cunha agora responderá à Justiça comum

Após perder o foro privilegiado por ter o mandato de deputado federal cassado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continuará respondendo aos inquéritos em que é alvo, mas em instância inferior. Nesta quarta-feira (28), o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), remeteu à Justiça Federal no DF uma das investigações contra o ex-parlamentar.

Trata-se de um inquérito em que ele é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O político é acusado de receber propina para alterar textos de medidas provisórias que seriam votadas na Câmara dos Deputados.

O ministro reforçou que a Corte não tem competência para julgar o cacusado que não tem mandato legislativo federal. “Cumpre relembrar, finalmente, que essa diretriz jurisprudencial vem sendo reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal em sucessivos julgamentos plenários”, destacou.

No último dia 12, Cunha foi cassado pelos demais colegas, que entenderam que ele mentiu à CPI da Petrobras ao negar ter contas no exterior. O ex-parlamentar tem outros processos no Supremo, inclusive da Lava Jato. Esses deverão seguir para a Justiça Federal no Paraná, cujo titular é o juiz Sérgio Moro.

Eduardo Cunha é chamado de "ladrão" em voo da ponte aérea

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.