Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STJ bloqueia R$ 581 mi do esquema de venda de sentenças no TJ-BA

Operação foi deflagrada na manhã desta terça. Foram afastados seis magistrados, sendo quatro desembargadores e dois juízes

Brasil|

Bloqueio foi determinado pelo ministro Og Fernandes
Bloqueio foi determinado pelo ministro Og Fernandes Bloqueio foi determinado pelo ministro Og Fernandes

O ministro Og Fernandes, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o bloqueio de R$ 581 milhões de parte dos investigados da Operação Faroeste, deflagrada na manhã desta terça-feira (19).

A ação visa apurar um suposto esquema de venda de decisões no TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) e afastou seis magistrados — quatro desembargadores e dois juízes.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Imprensa da PGR. As ações são realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia (BA) e em Brasília.

Segundo o Ministério Público Federal, a investigação identificou um esquema de corrupção envolvendo magistrados e servidores do TJ-BA, advogados e produtores rurais que atuavam na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano.

Publicidade

As decisões obtidas ilicitamente teriam permitido grilagem de cerca de 360 mil hectares de terra, diz a Procuradoria. A "Faroeste" cumpre na manhã desta terça quatro mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados.

A procuradoria indicou ainda que o grupo teria movimentado cifras bilionárias e utilizado "laranjas" e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente.

Publicidade

Defesa

A reportagem busca contato com o Tribunal de Justiça da Bahia. O espaço está aberto para manifestações de defesa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.