Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STJ manda investigar se operação que envolve Witzel teve vazamento

Juiz que autorizou operação no Rio quer saber se houve informação privilegiada após deputada afirmar que governadores estavam na mira da PF

Brasil|Márcio Pinho, do R7

A deputada federal Carla Zambelli
A deputada federal Carla Zambelli A deputada federal Carla Zambelli

O ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), solicitou ao MPF (Ministério Público Federal), na manhã desta quarta-feira (27), a apuração sobre um possível vazamento de diligências de busca e apreensão realizadas na terça-feira (26) no Rio de Janeiro, dentro da Operação Placebo. A ação da Polícia Federal teve como um dos investigados o governador do Estado, Wilson Witzel.

Segundo o ministro, caso seja confirmado o vazamento, será necessário responsabilizar penalmente o autor da conduta ilícita como forma de não prejudicar a integridade das instituições.

A Operação Placebo apura desvios de recursos para atender emergência da covid-19 no Estado. Os policiais fizeram apreensão de celular e computador de Witzel durante buscas em endereços ligados ao governo do estado do Rio, como o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Witzel, o Palácio da Guanabara, sede do Executivo, e na casa em que o mandatário do Rio morava antes de assumir o governo.

Saída de Moro foi por derrotas como ministro, diz Carla Zambelli

Publicidade

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) disse, em entrevista à Rádio Gaúcha na segunda-feira (25), que a PF estava na iminência de deflagrar operações para investigar irregularidades cometidas por governadores na pandemia.

"A gente já teve algumas operações da Polícia Federal que estavam ali, na agulha, para sair, mas não saíam. E a gente deve ter, nos próximos meses, o que a gente vai chamar, talvez, de Covidão ou de não sei qual vai ser o nome que eles vão dar mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal", disse a parlamentar.

Publicidade

Na terça-feira, Zambelli negou ter tido acesso a qualquer informação privilegiada e afirmou que a investigação sobre o gasto dos governadores é de conhecimento público.

Já Witzel destacou o suposto conhecimento prévio da deputada em sua nota. Ele classificou a operação como um ato de perseguição política do presidente Jair Bolsonaro por meio da Polícia Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.