Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TCU isenta Dilma de compra de Pasadena

Plenário do tribunal seguiu a opinião do ministro relator José Jorge

Brasil|

A refinaria de Pasadena
A refinaria de Pasadena A refinaria de Pasadena

Por unanimidade, o plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu seguir a opinião do ministro relator José Jorge sobre supostas irregularidades na aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

A decisão exclui, inicialmente, os conselheiros da Petrobras que na época deram aval ao negócio — entre eles, a presidente Dilma Rousseff. 

O processo será convertido em uma tomada de contas especial (TCE), que pode alterar valores, retirar dirigentes da estatal citados ou até incluir novos nomes.

O final da sessão teve um pedido de vista feito pelo ministro Benjamin Zymler, retirado posteriormente após voto antecipado dos demais ministros.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no R7

Durante as discussões, o ministro André de Carvalho chegou a dizer que seria favorável à inclusão dos membros do Conselho da Petrobras no novo processo.

Publicidade

Após a decisão, o relator José Jorge disse à imprensa que a decisão foi por "concentrar a responsabilização e possível punição nos membros da diretoria executiva", mas não excluiu a possibilidade de chamar os conselheiros durante o TCE, caso sejam trazidos novos elementos.

— Dependendo do que disserem, isso será realizado — disse, em relação aos depoimentos dos citados.

Jorge afirmou ainda que a previsão é que o relatório sobre o novo processo fique pronto em cerca de 90 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.