Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temos que aproveitar a crise para realizar a reforma política, afirma presidente da Câmara

Rodrigo Maia diz que há 100% de divergência sobre o modelo a ser adotado na reforma

Brasil|Do R7

Maia classificou o atual sistema político do Brasil como "falido"
Maia classificou o atual sistema político do Brasil como "falido" Maia classificou o atual sistema político do Brasil como "falido"

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nesta segunda-feira (26), durante seminário promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que as crises atravessadas pelo Brasil devem ser aproveitadas para a promoção de uma reforma no sistema político.

— Eu espero que a gente consiga pelo menos construir um cenário para as próximas duas ou três eleições. [...] Nós temos a obrigação de aproveitar a oportunidade que temos hoje, com uma crise política profunda, para discutir a reforma política. São ideias distintas, mas com uma mesma preocupação.

Maia avalia que 100% da população é favorável a reforma política, mas destaca que há também 100% de divergência sobre o modelo que deve ser adotado nas mudanças.

— Não é simples encontrar um denominador comum. Alguns mais experientes dizem que nós nunca conseguiremos fazer uma reforma política. Até o momento parece verdade.

Publicidade

O democrata afirma ainda que o parlamento brasileiro tem uma renovação de quase 50% em todas as eleições, mas lamenta que “o filtro se reproduz nos mesmos perfis dos mandatos anteriores”.

— O Brasil tem uma taxa de renovação muito grande, mas ela, infelizmente, não tem gerado uma estabilidade que gostaríamos. Certamente, se tivéssemos uma taxa de renovação menor, significaria que o nosso sistema é mais sólido do que o atual, que é falido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.