Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UNE cria grupo para apurar mortes de líderes estudantis

Cerminônia vai acontecer em Recife, com homenagem ao desaparecido Honestino Guimarães

Brasil|

A UNE (União Nacional dos Estudantes) instala oficialmente, nesta sexta-feira (18), no Recife, a sua própria comissão da verdade. Segundo o presidente da entidade, Daniel Iliescu, ela vai investigar inicialmente casos de dirigentes estudantis mortos e desaparecidos no período da ditadura militar, entre 1964 e 1985.

— Levantamentos preliminares indicam que são 46 dirigentes, incluindo universitários e estudantes secundaristas.

A cerimônia de instalação da comissão deve ocorrer durante a abertura da reunião do Conselho Nacional de Entidades de Base, na Universidade Federal de Pernambuco. O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, o procurador da República Cláudio Fonteles, deverá participar da cerimônia como convidado de honra.

Comissão da Verdade recebe mais documentos do RS

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

Militares põem em livro versão sobre repressão na Ditadura

Publicidade

Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também participará da cerimônia no Recife. Ele foi convidado para orientar o trabalho de pesquisadores e estudantes que integrarão a comissão.

Na cerimônia desta sexta, a UNE vai prestar uma homenagem especial a Honestino Guimarães, estudante de geologia que presidiu a entidade após a repressão ao seu 30.º Congresso, em Ibiúna (SP), em 1968. Perseguido pelas autoridades militares, ele se viu obrigado a viver na clandestinidade. Preso por agentes da Marinha, no Rio, em 1973, nunca mais foi localizado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.