Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Vamos priorizar o rolezinho legislativo ao invés dos rolezinhos políticos”, diz presidente do Senado

Na abertura dos trabalhos, Renan Calheiros pede cuidado com pauta política em ano de eleição

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Renan pediu cuidado ao Congresso com agenda por causa da eleição
Renan pediu cuidado ao Congresso com agenda por causa da eleição Renan pediu cuidado ao Congresso com agenda por causa da eleição

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou, nesta segunda-feira (3), a mensagem de abertura do ano legislativo no Congresso para pedir compromisso dos colegas com os projetos que tramitam no Legislativo, sem se influenciar pela pauta política em um ano de eleições.

Fazendo referência ao movimento dos rolezinhos que se espalham pelo País, Renan alertou para o cuidado de não politizar a pauta do Legislativo.

— Vamos priorizar o rolezinho legislativo ao invés dos rolezinhos políticos e sem descambar para a irresponsabilidade fiscal. [...] Temos que priorizar a agenda legislativa já que temos, como todos sabem, uma pauta eminentemente política no segundo semestre, que são as eleições.

Presidente da Câmara diz que Congresso "desarma bombas"

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Segundo Renan Calheiros, a palavra de ordem do Legislativo deve ser “moderação” e o Congresso não pode se render às pressões políticas geradas pelas eleições para definir as prioridades.

Publicidade

— Temos, como todos sabem, desafios concretos pela frente e seria temerário precipitarmos a pressão pré-eleitoral em prejuízo dos trabalhos legislativos, especialmente em ano atípico como esse, com Copa do Mundo no Brasil e eleições.

Equilíbrio

Publicidade

Mesmo depois do recado que o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mandou ao poder Executivo, garantindo que o Legislativo não trabalha para elaborar “pautas bombas” que comprometam o equilíbrio fiscal das contas da União, Renan reforçou o apelo.

— Essa coisa de que o Congresso pode ajudar no desequilíbrio fiscal está completamente errada. O Congresso, que demonstrou responsabilidade em todos os momentos, está disposto a repeti-la.

Na mensagem enviado ao Congresso, por ocasião da abertura do ano legislativo, a presidente Dilma Rousseff pediu compromisso do Legislativo no controle da inflação e na manutenção do equilíbrio das contas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.